Quem acompanhou aqui no blog nossos textos com as histórias dos chás típicos da Índia, da África do Sul e do Tibete já deve estar imaginando que não faltam no mundo receitas diferentes para explorarmos. E não é que hoje descobrimos mais uma? É o bubble tea, uma versão gelada da bebida que nasceu no Taiwan e conquistou o planeta.
Segundo o site The Kitchn, o “chá de bolhas” surgiu na década de 1980, quando a mistura do leite com o chá gelado (batida na coqueteleira) era a versão única da receita. Hoje, são várias as opções de sabores. O chá geralmente é o preto, mas também pode variar. O mesmo acontece com o complemento: leite, leite de amêndoas ou coco, leite condensado e até suco de frutas já viraram bubble tea.
Mas o ingrediente especial da receita são as bolinhas no fundo do copo, conhecidas como pérolas de tapioca (um ingrediente parecido com o nosso sagu). São elas que dão uma textura gelatinosa para a bebida. Cozidas previamente, podem ser adicionadas em sua cor natural (translúcida) ou mais escura, graças a mistura com açúcar mascavo.
Quem resolver se aventurar e preparar o bubble tea (ou Boba, como ele foi apelidado) em casa pode experimentar a receita com o nosso tradicional sagu. Mas é possível encontrar as pérolas de tapioca em mercados com itens típicos da Ásia. O ideal é servir com canudos mais grossos, para que as bolinhas possam subir e conferir a textura especial na boca. Para os leitores em inglês, sugerimos esse link com uma receita completa.
Se você já experimentou o bubble tea – ou se animou para prepará-lo em casa – não deixe de nos contar nos comentários! Estamos curiosos para conhecer esse sabor.
Por: Marina Oliveira
Tem uns 2-3 anos que vi esse cha na net em geral, mas nunca achei a perola de tapioca aki no brasil =/