Está aberta a temporada de vestibulares em todo o Brasil! Isso significa que chegou a hora de revisar todo o conteúdo estudado durante o ano e garantir a atenção para as provas finais. Aqui no blog nós já contamos como o chá ajuda a relaxar na noite anterior ao grande dia. Agora, vamos lembrar os benefícios do café para quem precisa de concentração máxima em fórmulas, textos e equações.
A cafeína presente no café é considerada uma substância estimulante. Ela ajuda a espantar o sono, aumentar a disposição e melhorar a memória e a concentração. Segundo o neurologista Eduardo Carabetta, do Hospital Leforte, a bebida em doses adequadas pode ser, sim, um auxílio e tanto aos estudantes.
Em média, a cafeína começa a surtir efeito no organismo após 20 minutos da ingestão. O neurologista conta que ela inibe a ação de neurotransmissores que têm ação depressora sobre o sistema nervoso. Ou seja, ajuda a diminuir a fadiga, que poderia atrapalhar a concentração e a memória.
Mas qual é a quantidade ideal da bebida para garantir mais qualidade aos estudos? “Pesquisas recentes recomendam o consumo regular de cerca de 200 ml de café por dia”, diz Carabetta. Portanto, antes de abrir os livros, lembre-se de preparar uma boa xícara quentinha. Assim, você terá o máximo de atenção possível para alcançar boas notas no vestibular!
Por: Carolina Gasparini
Deixe um comentário