Por Elisa Oliveira
Já passou das quatro da tarde e o seu trabalho continua como o maior desafio do seu dia. O cérebro não responde aos seus comandos e seu raciocínio brilhante não corresponde. Quando sua cabeça está cheia é hora de parar, relaxar e sair para tomar um café. É, um pequeno período de ócio criativo. Foi publicada uma pesquisa no periódico especializado The Cochrane Library Journal dizendo que a pausa para um café torna o trabalho mais produtivo. O estudo britânico realizado pelos pesquisadores da London School of Hygiene and Tropical Medicine reafirmou que a cafeína ajuda a melhorar a memória e a concentração e descobriu que essa pausa dos funcionários tende a reduzir os erros cometidos durante o dia. A mesma pesquisa compara o coffee break aos efeitos de um cochilo. A pesquisa afirma também que tomar café ajuda a reduzir acidentes no trabalho e até no trânsito, durante o retorno para casa.
Para chegar a estas conclusões, os pesquisadores analisaram o resultado de 13 pesquisas anteriores que observaram o comportamento de pessoas que trabalham por um longo período e convocaram um grupo de voluntários para realizar testes de memória, concentração, uso de palavras e raciocínio. Dois dos testes tinham pegadinhas que induzia a erros simples.
A uma parte dos voluntários foi permitido tomar café após os testes. Outros puderam cochilar e a outra parte, nada foi oferecido. Após o intervalo, todos voltaram a fazer os mesmos testes, desta vez sob a influência de outros fatores externos, como luzes brilhantes. Eureka! As pessoas que tomaram café tiveram melhores resultados. Os que dormiram também não foram mal, mas foram vencidos pelos que haviam consumido café.
Deixe um comentário