Grávida pode tomar café? Será mesmo que o consumo dos grãos pode ajudar no combate à obesidade, depressão e alcoolismo? Depois de anos e anos de informações equivocadas, alguns mitos e verdades são esclarecidos cientificamente. Ainda bem! O problema é quando este conhecimento vira manchete num dia e cai no esquecimento no outro. Como resposta para este problema, achei o site Café e Saúde de Portugal.
Nele, o foco é esclarecer dúvidas relacionadas ao consumo da bebida e a saúde. Foi lá que descobri, por exemplo, que a cafeína exerce efeitos hepatoprotetores em doentes com doenças hepáticas crônicas. De acordo com pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer de Maryland (EUA), beber três ou mais xícaras de café diariamente diminui a atividade da Hepatite C. Interessante, não?
O site ainda disponibiliza artigos, estudos científicos nacionais e internacionais, eventos e informações sobre os diversos benefícios do café para a saúde. Esta iniciativa faz parte do programa Café e Saúde, que foi desenvolvida pela Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) de Portugal e apoiada pela International Coffee Organization.
Também já falamos sobre este assunto aqui no Mexido e, agora, é só se informar e descobrir que o cafezinho nem é tão vilão assim!
Ah, eu adoro café. Tomo todos os dias, espero colher estes benefícios. rsrs