É no conforto do seu lar e junto com sua família que ela é possível. Um comportamento eco friendly não exige tecnologias avançadas, nem investimentos faraônicos. O segredo está no conhecimento e no compartilhamento de informações. Já escrevi aqui um post sobre isso e continuo fazendo minha parte ao dividir mais algumas dicas com vocês!
1 – Compra de alimentos orgânicos e produzidos em sua região ajuda sua saúde, economiza o consumo de combustível do transporte e incentiva o crescimento de sua comunidade, bairro ou cidade. Eu particularmente compro produtos deliciosos e orgânicos do Projeto Caoby aqui mesmo em São Paulo e não gasto muito, cerca de R$ 20,00 por uma boa quantidade de vegetais. O blog Cozinha Pequena já fez um post completíssimo com listas de diversos sítios que entregam as cestas.
2 – Um banho de banheira consome até quatro vezes mais energia e água que o banho de chuveiro. Sempre é bom reforçar que banhos longos desperdiçam energia e água.
3 – Vale sempre falar sobre a importância de reciclar lixo em casa e no trabalho. Caso sua cidade ou condomínio não ofereçam sistemas de coleta seletiva, leve-o para postos de coleta especiais. A rede Pão de Açúcar está preparada para receber sua reciclagem.
4 – Ao reduzir o uso de embalagens você evita o desperdício de água, combustível e recursos naturais. Evite comprar água em garrafinhas. Não peça comida para viagem para evitar os excessos de embalagens.
5 – Utilize as máquinas de lavar roupa e louça quando elas estiverem realmente cheias. Se for necessário ligá-las mesmo com a capacidade reduzida, escolha os modos de consomem menos energia. Lembre-se que para os talheres e pratos pouco sujos, o uso de água quente é dispensável. O detergente será suficiente.
Confira o que está perto de você e comece a mudança hoje mesmo!
Muita bacana o post. No Nosso Quintal damos outras dicas de como ter sustentabilidade na prática, começando em casa! Esperamos sua visita: http://donossoquintal.wordpress.com