Como já contamos aqui, estudos norte-americanos mostraram que o chá de camomila pode diminuir a mortalidade feminina na terceira idade. Agora é a vez dos australianos apontarem que a Camellia sinensis pode ter o mesmo efeito. A novidade, descoberta após uma pesquisa que durou cinco anos com mais de mil mulheres acima dos 75 anos, foi publicada no Journal of Clinical Nutrition.
Durante o período da pesquisa, foram analisados diversos aspectos, como mortalidade em geral, morte por câncer e por complicações cardíacas. Uma parte do grupo ingeriu 350 mg da bebida rica em flavonoides todos os dias. O resultado? As mulheres que consumiram o chá tiveram maior taxa de sobrevivência – em comparação àquelas que não tomaram o líquido diariamente.
Na prática, a mortalidade foi reduzida em 40%. Já em relação ao câncer e complicações cardíacas (as duas maiores causas de morte feminina para a faixa etária), a diferença foi de 12%. Segundo os médicos, as maravilhas do chá estão relacionadas com os flavonoides presentes na bebida – que são conhecidos por atuar na diminuição da pressão e no aumento do fluxo sanguíneo, o que reduz a chance de coágulos no sangue.
Apesar de o chá não ser a única fonte de flavonoides, a substância está presente em grande quantidade na bebida feita com a Camellia sinensis. Tanto que o estudo australiano avisa que apenas duas xícaras de chá por dia já atingem a quantidade recomendada para ter uma vida mais saudável e prevenir problemas de saúde (350 mg).
Por: Carolina Gasparini
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário