Preparar ou consumir o “café perfeito” é um desejo presente na vida de todos os coffee lovers. E apesar de a definição de perfeito ser muito relativa – afinal, cada pessoa pode preferir a bebida de determinada maneira – dois matemáticos buscaram entender e otimizar o processo que envolve o preparo do café nas cafeteiras com filtros.
A pesquisa, realizada por Kevin Moroney, da Universidade de Limerick, e por William Lee, da Universidade de Portsmouth, foi divulgada na publicação científica SIAM Journal on Applied Mathematics e analisou alguns dos fatos a seguir:
Um dos aspectos notados é que o tamanho dos grãos (granulometria) tem ligação com o amargor do café. O café na moagem muito fina faz com que a água demore mais tempo para passar entre eles, tendo como consequência uma bebida mais amarga. Esse fato é importante principalmente para quem moe seu próprio grão em casa e pode adaptar a espessura.
Outro fator verificado no estudo é a disposição do pó de café no filtro. Quando a água passa pelo coador, forma um buraco no meio da camada de café, e no fim do processo é possível ver uma concentração de pó nas laterais. Segundo os pesquisadores, esse fato pode influenciar no sabor final da bebida.
E qual era o objetivo da pesquisa? A partir desses estudos, os cientistas desejam pensar em um modelo matemático que ajude a projetar as máquinas de café e usufruir do que há de melhor na bebida.
Nós do Mexido de Ideias esperamos ouvir mais desses matemáticos – e suas invenções a favor do café – o quanto antes!
Por: Monalisa Briganti
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário