Você já parou para pensar que os trabalhos da NASA (que explora o planeta Terra e todo o Universo) podem ser essenciais para o futuro dos nossos alimentos? Prova disso é uma recente missão do grupo, que deve beneficiar produtores de chá – especialmente os da região de Assam, na Índia.
O objetivo do estudo era mapear a umidade do solo em diferentes regiões. Essa pesquisa pode ajudar produtores que enfrentam períodos anormais de seca, como tem ocorrido na Índia. Do espaço, a agência identifica os solos congelados ou não e a umidade nos 5 cm mais aparentes (que são vitais para a agricultura).
Com as informações compiladas, os produtores poderão criar planos de irrigação e fertilização mais consistentes, criando processos de produção de longo prazo. Outra boa notícia é que até mesmo a influência de pestes agrícolas pode ser controlada com o mapeamento da umidade do solo.
A região de Assam é responsável por mais da metade da produção de chá na Índia e tem vital importância para o país. Os dados da NASA estão disponíveis para 50 instituições de pesquisa sobre chás desde setembro – que poderão traçar planos concretos para garantir a plantação em diversos ciclos, sem prejuízos aos produtores e aos amantes de chá.
Por: Carolina Gasparini
Deixe um comentário