Um equipamento que almeja se tornar tão onipresente nas cozinhas quanto o micro-ondas – e, ao mesmo tempo, planeja diminuir o consumo de itens pouco saudáveis. A Foodini basicamente usa o conceito das impressoras 3D, cada vez mais famoso no mercado tecnológico, e o leva para o mundo da gastronomia. Ou seja… É uma máquina que imprime a sua própria comida!
Criada pela empresa Natural Machines, a impressora ainda está em fase de protótipo, em uma tentativa de arrecadar R$ 230 mil (US$ 100 mil) para viabilizar sua produção. O modo de preparo é simples: o consumidor seleciona em uma tela a receita e a posição da impressão (vertical ou horizontal). A própria máquina instrui quais ingredientes devem ir dentro de cada uma das cinco cápsulas – como molhos ou vegetais batidos no processador. Depois disso, é só esperar! Segundo o fabricante, a comida é impressa em poucos minutos, seja doce ou salgada, crua ou pronta para consumo.
O interesse da Foodini é preparar alimentos saudáveis: a máquina dá a oportunidade para o próprio consumidor realizar a pré-produção de seus ingredientes frescos e personalizar as cápsulas reservatórias do jeito que preferir. Para os preguiçosos de plantão, a marca também pretende comercializar os tais tubos já prontos.
Apesar de já existirem outras impressoras 3D de comida no mercado, a Foodini se destaca pelo uso de ingredientes frescos, pela elaboração de receitas doces e salgadas e pela possibilidade de personalizar as cápsulas.
Estamos torcendo para que o projeto dê certo! Para entender melhor a ideia, basta dar play no vídeo abaixo, em inglês. Para mais informações, basta acessar o site da Natural Machines.
Por: Lucas Tavares
muito interessante
Olá, Marcelo. Como vai?
Gostou da Foodini? Temos que confessar que a impressora chamou a nossa atenção.
Obrigado pelo comentário, abraços.