Antes de começarmos, vale lembrar que aqui nos referimos à bebida produzida pela planta Camellia sinensis – já falamos sobre isso aqui.Que o açúcar diminui o amargor de alguns chás, não é novidade para ninguém. Mas você sabe como isso ocorre? Um estudo realizado pela Universidade de York, na Inglaterra, analisou o movimento de moléculas de cafeína e desvendou esse mistério.
Ela (ou contrário de infusões como camomila e erva-doce) conta com cafeína na composição. E é justamente a disposição das moléculas dessa substância que afetam o paladar.
É aí que entra o açúcar: Os especialistas observaram que esse adoçante ajuda a concentrar as moléculas da cafeína – o que diminui a sensação de amargo ao paladar. Além de satisfazer nossa curiosidade, essa descoberta pode auxiliar novas pesquisas sobre o comportamento molecular de alimentos e bebidas.
Ainda não se sabe se a movimentação é a mesma com o café, por exemplo. Por isso, vamos continuar acompanhando o andamento dessa pesquisa. Afinal, é sempre bom conhecer mais detalhes das nossas bebidas prediletas.
Por: Carolina Gasparini
Deixe um comentário