Que o chá verde conquistou o paladar do ocidente e a cada dia está mais popular por aqui, você já leu no Mexido de Ideias. Um dos principais motivos do sucesso da bebida são justamente seus benefícios à saúde, como o auxílio na prevenção do câncer de próstata. Sobre o lado saudável do matcha, uma pesquisa suíça trouxe novos (e animadores) resultados.
O estudo publicado no jornal Psychopharmacology (disponível aqui) e realizado na University of Basel, na Suíça, indica que o chá verde pode ter propriedades instantâneas quando falamos em funções cerebrais. A pesquisa contou com dois grupos de voluntários para analisar os efeitos do extrato concentrado do matcha no cérebro de homens saudáveis.
Um dos grupos recebeu 27,5 g de concentrado de chá verde – o outro grupo, um placebo. Em todos foram conectados aparelhos para mensurar a sinapse cerebral. Foram propostas algumas atividades envolvendo memória de curto prazo e raciocínio. O resultado trouxe uma nova informação sobre a atuação dessa bebida no cérebro humano.
O grupo que ingeriu o concentrado de chá verde apresentou uma melhora significativa na comunicação entre os lóbulos frontal e parietal (responsáveis pela habilidade de pensar e reconhecer informações e linguagens). Isso aumentou o desempenho dos voluntários nas atividades de memória, especialmente a de curto prazo.
Agora você encontrou mais um motivo para saborear essa bebida, saudável e deliciosa.
Por: Carolina Gasparini
Deixe um comentário