Temos uma ótima notícia para os apaixonados por café: a bebida pode ajudar na proteção contra Alzheimer, uma doença degenerativa que afeta a memória recente e está ligada ao envelhecimento.
É o que diz o estudo “Screening with an NMNAT2-MSD platform identifies small molecules that modulate NMNAT2 levels in cortical neurons”, realizado na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos.
Isso porque a cafeína é uma substância que estimula a NMNAT2, uma enzima do cérebro que protege os neurônios do estresse e combate o acúmulo da proteína Tau.
E uma alteração nessa proteína – a Tau – é responsável pela morte de neurônios, por isso ela está associada a doenças neurodegenerativas. Sendo assim, combatê-la pode ajudar a evitar o Alzheimer.
Junto com a cafeína, há outros 23 compostos que aumentam a produção de NMNAT2 no cérebro, mas o componente da nossa bebida preferida é o líder da lista.
Gostaram da notícia? Nós adoramos! E que tal conhecer outros benefícios do café para a saúde? Veja o que já publicamos aqui no Mexido de Ideias.
Por: Monalisa Briganti
Fonte: Universidade de Indiana
Aos 14 anos eu montei o primeiro restaurante. Todo dia uma comida nova. E eu pensava que entendesse de gastronomia, mas só hoje eu conheci o Aspic. Tive que adorar.
Só o que está morto não muda.
https://uploads.disquscdn.com/images/a089c86ffe2996d5ff0eb0de555f3a989f785f78a27745e59fc4ffcb52b3e74f.jpg