Os produtos Chronos Creme Noturno, Loção protetora e Fluido Arosol são exemplos de cosméticos que levam café em sua composição.
Por Elisa Oliveira
Como já falamos aqui no blog, o café é uma bebida antioxidante capaz de combater a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Especialistas da área de beleza não deixaram essa informação passar batida e logo começaram a pesquisar a potencialidade do grão para a cosmética. Descobriram novas funções hidrantes e purificadoras da pele. Para entender melhor a relação café x cosmética, conversamos com a gerente de desenvolvimento de rosto e proteção solar da Natura, Simone Esteves.
Como surgiu a idéia de levar o grão para cosmética?
O café é conhecido mundialmente pela bebida extraída de seus grãos torrados e moídos. No entanto, além da bebida, obtida dos grãos de café torrados, obtém-se ainda do café verde um óleo composto de ácidos graxos com predominância do ácido linoléico, capaz de repor a barreira lipídica cutânea mantendo a hidratação da pele, tornando-o uma importante matéria-prima no desenvolvimento de cosméticos.
Do café (coffea robusta) extrai-se um extrato composto por cafeína e diversas outras substâncias, como por exemplo, os ácidos clorogênicos. Estes ácidos de natureza polifenólica apresentam elevada capacidade antioxidante e estão presentes no café verde em concentrações de 3 a 5 vezes maiores que a própria cafeína. Através de um elaborado processo de extração, os ácidos clorogênicos presentes no café, são extraídos e concentrados até a obtenção de um extrato altamente purificado e com excelente capacidade antioxidante para a pele.
Qual o diferencial de um produto à base de café?
Na pele, a ação anti-radicalar do Extrato de Café é comprovada através de estudos específicos que demonstram sua capacidade de diminuir a oxidação dos lipídios (gorduras) das membranas das células da pele. Assim, ele ajuda a preservar importantes estruturas da arquitetura celular, e auxilia na prevenção do envelhecimento cutâneo. Além disso, o óleo de café rico em ácido linoléico promove a hidratação da pele a partir da reparação da barreira cutânea. As duas matérias-primas, o óleo de café concentrado em ácido linoléico e o extrato padronizado em ácidos clorogênicos são obtidos a partir do café verde.
Deixe um comentário