Você deve estar pensando que esta é uma mistura que tem tudo para dar errado, acertei? A ideia desta “combinação bizarra” surgiu depois que conheci o conceito do Tubaína Bar, que fica na Haddock Lobo (SP). Minha memória gustativa imaginou um drink com as duas bebidas que marcaram minha infância. O desafio foi lançado e o barman da casa, Alex Sena, criou uma delícia exclusiva para o Mexido de Ideias.
A receita, que você confere abaixo, é simples e rápida. A única alteração que eu faria, seria diminuir a quantidade de leite condensado para evitar que fique muito doce. Enquanto o Alex a preparava, mergulhei no mundo das tubaínas e vi como o pessoal de lá leva o assunto a sério.
A primeira lição foi um esclarecimento: tubaína não é refrigeréco! A principal diferença entre os dois está na qualidade e no seu valor cultural. Enquanto grandes empresas oferecem um produto mais barato em escala nacional, a produção da tubaína se concentra em pequenas empresas e tem circulação restrita a uma região. Ela conquistou espaço no mercado brasileiro em um momento que o poder aquisitivo da classe média se estagnou e, assim, fez parte do dia-a-dia de muita gente e marcou a memória de diversas gerações.
Para resgatar essas memórias, a jornalista peruana e proprietária do Tubaína Bar – Verónica Goyzueta – abriu um espaço há dois anos, que oferece diversos rótulos de diferentes partes do Brasil. As cidades de Piracicaba (SP), Juazeiro do Norte (PE), Niterói (RJ), São Luiz (MA) e até outros países como o Peru (com a marca Inca Kola), por exemplo, estão bem representadas na carta de tubaínas da casa. Para deixar tudo mais interessante, alguns drinks também foram criados com este ingrediente tão nostálgico. De acordo com o barman Alex, “Ai Caramba” (tequila prata, licor de maçã verde e tubaína guaraná) e o “Eu tenho a Força” (vodka, tubaína limão, licor de melancia e red bul) são alguns dos grandes sucessos.
O cardápio, criado pela chef natural de Piracicaba – Solange Caldura –, pede licença poética para recriar receitas com referências especiais em pratos triviais como cuscuz e a pamonha. Experimentei o mandiopã (salgadinho feito a base de mandioca, que era um sucesso entre a molecada nas décadas de 1980 e 1990) com tubaína e quase chorei. Quem tem o pezinho no interioR, sabe do que estou falando.
Receita de drink com Tubaína e Café
Tempo de preparo: 5 minutos
Rendimento: 1 porção
Ingredientes:
50 ml (1 dose) de conhaque
100 ml (2 doses) de café forte
50 ml (1 dose) de leite condensado ou menos evitar que o drink fique muito doce
Tubaína sabor guaraná
Chantili
Gelo à vontade
Raspas de limão e pó de café para decoração
Modo de Preparo:
Adicione o conhaque, café, leite condensado e gelo na coqueteleira e bata até que tudo fique bem misturado.
Sirva em um copo de conhaque e complete com tubaína. Acrescente o chantili e decore com as raspas de limão e pó de café. Pronto! Uma combinação inusitada que vai surpreender seu paladar!
Serviço:
Tubaína Bar
Haddock Lobo, 54
Baixo Augusta – SP
Fone: 11 3129-4930
Não gostei 🙁
Você tentou fazer em casa ou foi até o bar para experimentar?