Quem diria que o prosaico amendoim, que acompanha nossas bebidas ou é vendido em praias e estádios de futebol, já era cultivado há 4 mil anos pelos índios peruanos? Existem também vestígios de seu plantio domesticado no sudoeste do Brasil e na divisa com o Paraguai na era pré-colombiana. Apesar de parecer uma fruta seca como a noz, ele é uma leguminosa que cresce debaixo da terra. Em certas línguas recebe o nome de “noz do chão”.
O amendoim já havia sido bastante difundido na época das viagens de Colombo, sendo cultivado em Santo Domingo, na República Dominicana, quando o explorador por lá desembarcou. Depois, espanhóis e portugueses introduziram a preciosidade mundo afora.
É curioso como as culinárias chinesa, japonesa e tailandesa utilizam mais a leguminosa em suas receitas salgadas e, no Brasil, ela aparece em sua maioria em preparações doces. Claro, com exceções: ela surge salgada principalmente na culinária baiana, que deve muito de suas origens aos costumes africanos.
No entanto, como nossas receitas foram muito influenciadas pela doçaria conventual portuguesa, facilitada pela farta produção de açúcar no Brasil, muito dele foi combinado ao amendoim.
Aí vai minha receita para uma Páscoa brasileiríssima. Essa torta é feita para quem adora o danado do amendoim e, claro, o abençoado café.
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário