Quem diria que o prosaico amendoim, que acompanha nossas bebidas ou é vendido em praias e estádios de futebol, já era cultivado há 4 mil anos pelos índios peruanos? Existem também vestígios de seu plantio domesticado no sudoeste do Brasil e na divisa com o Paraguai na era pré-colombiana. Apesar de parecer uma fruta seca como a noz, ele é uma leguminosa que cresce debaixo da terra. Em certas línguas recebe o nome de “noz do chão”.
O amendoim já havia sido bastante difundido na época das viagens de Colombo, sendo cultivado em Santo Domingo, na República Dominicana, quando o explorador por lá desembarcou. Depois, espanhóis e portugueses introduziram a preciosidade mundo afora.
É curioso como as culinárias chinesa, japonesa e tailandesa utilizam mais a leguminosa em suas receitas salgadas e, no Brasil, ela aparece em sua maioria em preparações doces. Claro, com exceções: ela surge salgada principalmente na culinária baiana, que deve muito de suas origens aos costumes africanos.
No entanto, como nossas receitas foram muito influenciadas pela doçaria conventual portuguesa, facilitada pela farta produção de açúcar no Brasil, muito dele foi combinado ao amendoim.
Aí vai minha receita para uma Páscoa brasileiríssima. Essa torta é feita para quem adora o danado do amendoim e, claro, o abençoado café.
Ingredientes
- 6 gemas
- 6 claras em neve
- 6 colheres (sopa) de açúcar
- 125 g de amendoim torrado e moído
- 5 colheres (sopa) de farinha de rosca
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 2 cápsulas do Filtrado Gourmet TRES® (deixe esfriar)
- 125 g de amendoim torrado e moído
- 125 g de manteiga
- 2 xícaras de açúcar
- Amendoim inteiro para enfeitar
Modo de Preparo
Bata as claras em neve em uma batedeira. Coloque as gemas, uma a uma, batendo sempre. Acrescente o açúcar e a farinha de rosca e continue a bater.
Adicione o amendoim e desligue a batedeira. Introduza o fermento, mexendo delicadamente com uma pá de silicone. Coloque em forma untada e asse por 25 minutos em forno pré-aquecido.
Em uma batedeira, coloque a manteiga, o açúcar e as gemas. Quando a mistura estiver bem homogênea, introduza o amendoim, misturando delicadamente. Adicione o café.
Recheie e cubra a massa da torta já assada e fria. Enfeite com amendoins e coloque na geladeira por 30 minutos antes de servir.
Mas vai gema crua no recheio???
Stela Morato:
Olá, tudo bem?
A receita original é esta aí de cima.
Quem não costuma consumir gema crua in natura pode procurar gema em pó industrializada.
Espero ter ajudado, abraços.
Olá! Vai gema no recheio também quantas?
As 6 gemas são divididas entre massa e recheio?