Você sabia que tender, como é chamado no Brasil, nada mais é que o pernil de porco temperado e defumado? Esse produto apareceu industrializado no mercado brasileiro e entrou em nosso cardápio de Natal na década de 60, quando as primeiras embalagens vendidas trouxeram estampados o seguinte texto em inglês: “Tender Made”, que, em português, significa “feito com carinho”. Daí em diante, o nome se popularizou. Sua versão cozida recebe o nome de presunto, como chamamos informalmente.

É importante não confundir produtos semelhantes feitos de “aglomerados de carne” e são preparados para parecer um pernil verdadeiro. Não “compre gato por lebre”! O “custo benefício” positivo do prato facilitou sua fixação no cardápio nas celebrações de fim de ano nas regiões mais urbanas do Brasil. Já existe a versão desossada, de fácil preparo e o melhor: agüenta impecável o atraso dos convidados. Você pode perfeitamente preparar o prato um dia antes, ou horas antes e esquentá-lo na hora de servir. Ele resiste bravamente. É também um ótimo parceiro, combina com inúmeras guarnições: frutas em calda, cristalizadas, em natura, legumes cozidos, farofa e qualquer tipo de arroz.

Minha preocupação ao prepará-lo é criar um lindo caramelado e aromas diferenciados para contrastar com seu sabor. Essa mistura de geléia de laranja e café ficou ótima! O sabor não ficou excessivamente doce nem interferiu no sabor defumado: um contraste perfeito de notas amargas, doces salgadas e defumadas. Experimente! Além de muito fácil, você terá muito tempo para testar sua imaginação com os acompanhamentos.

Deixe seu comentário

Posts recentes