Sempre fui apaixonada por tapioca, aquela farinha mágica proveniente da mandioca que se transforma quase que instantaneamente numa massa sólida, leve e ligeiramente transparente quando em contato com o fogo. O famoso beijou. Fotografei com a lente macro para ressaltar a textura dessa iguaria, que há muito vem alimentando nossos índios e suas combinações inusitadas estão se popularizando nos grandes centros urbanos.
Compro sempre a farinha de mandioca na feira. É possível fazer em casa, mas é muito trabalhoso. A mesma barraca normalmente vende outros derivados da raiz (os polvilhos, as farinhas e o sagu, que no Brasil é feito com a fécula da mandioca). Com sorte essa barraca também terá côco fresco e você poderá comprar todos os ingredientes do prato.
Preparei pequenas tapiocas para que, depois de recheadas, ficassem em formato de pastéis. Ficaram deliciosas!! É realmente “A rainha do Brasil”, como chama Luis da Câmara Cascudo em seu livro “História da Alimentação do Brasil” (páginas 90 a 101), onde confirma que a mandioca continua inabalável em seu trono.
Foi muito comovente observar as índias preparando esta iguaria quando estive na Tribo Kuikuro no Alto Xingu, em julho de 2010. Era possível acertar o relógio por cada passo do preparo, desde o descascar da mandioca até o destino final: o beiju. O pão de cada dia da tribo. Compartilho com vocês uma parte do slideshow que pode ser encontrada na íntegra no youtube.
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário