Sempre fui apaixonada por tapioca, aquela farinha mágica proveniente da mandioca que se transforma quase que instantaneamente numa massa sólida, leve e ligeiramente transparente quando em contato com o fogo. O famoso beijou. Fotografei com a lente macro para ressaltar a textura dessa iguaria, que há muito vem alimentando nossos índios e suas combinações inusitadas estão se popularizando nos grandes centros urbanos.
Compro sempre a farinha de mandioca na feira. É possível fazer em casa, mas é muito trabalhoso. A mesma barraca normalmente vende outros derivados da raiz (os polvilhos, as farinhas e o sagu, que no Brasil é feito com a fécula da mandioca). Com sorte essa barraca também terá côco fresco e você poderá comprar todos os ingredientes do prato.
Preparei pequenas tapiocas para que, depois de recheadas, ficassem em formato de pastéis. Ficaram deliciosas!! É realmente “A rainha do Brasil”, como chama Luis da Câmara Cascudo em seu livro “História da Alimentação do Brasil” (páginas 90 a 101), onde confirma que a mandioca continua inabalável em seu trono.
Foi muito comovente observar as índias preparando esta iguaria quando estive na Tribo Kuikuro no Alto Xingu, em julho de 2010. Era possível acertar o relógio por cada passo do preparo, desde o descascar da mandioca até o destino final: o beiju. O pão de cada dia da tribo. Compartilho com vocês uma parte do slideshow que pode ser encontrada na íntegra no youtube.
Ingredientes
- ½ kg de massa de tapioca
- 200 gramas de côco ralado natural
- Cappuccino a gosto
- Leite condensado a gosto.
Modo de Preparo
Coloque a frigideira para esquentar. Adicione a massa e espalhe com a espátula. Quando a massa estiver transparente vire e cozinhe o outro lado.
Tire e recheie com leite condensado, coloque o côco ralado e salpique o cappuccino. Feche o pastel e polvilhe cappuccino por cima.
Dicas:
1 - Coloque a frigideira antiaderente para esquentar. Quando estiver quente, coloque a tapioca e espalhe com uma espátula para ficar a quantidade de massa fina e uniforme.
2 - Quando começar a ficar transparente é hora de virar. É só deixar secar do outro lado.
3 - Usei uma argola como molde para obter os pasteizinhos iguais.
adorei,coloque mais novidades!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O Mexido de Ideias publica novidades do mundo do café diariamente Ademir!
Seja nosso convidado para um café todo dia 😉
Abraços!