Sempre quis testar um souflé de café, pois esta é uma das delícias da culinária francesa! No entanto, mesmo com sua simplicidade, o prato desafia os melhores cozinheiros profissionais. Ele já me deu algumas rasteiras, principalmente para fotografar, pois na mesma velocidade em que sobe, ele desce. E aí, cadê a foto? Seu preparo tem alguns segredos que eu vou tentar passar para vocês. Porém, não se preocupem se não der certo de primeira. Às vezes é necessário testar repetidamente até acertar.
O primeiro segredo é o uso de ovos bem frescos e uma clara em neve impecável. Na hora de misturá-la, no fim do processo, faça com muito cuidado para não estourar as bolhas de ar, que conferem a leveza ao souflé. Recomendo um chocolate amargo com 70% de cacau, pois quanto menos gordura, melhor. E então, vai experimentar?
Ingredientes
- 60 ml de espresso vibrante TRES®
- 50 ml de leite
- 50 g de chocolate amargo (70% cacau)
- 20 g de manteiga
- 20 g de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de licor de café
- 3 claras em neve
- 2 gemas
- Manteiga e açúcar para untar os ramequins (ou refratários pequenos)
Modo de Preparo
Derreta o chocolate no micro-ondas (ou em banho Maria ) e junte ao leite. Reserve.
Em outro recipiente, coloque a manteiga derretida junto ao açúcar.
Misture bem e combine ao chocolate com leite.
Coloque o espresso vibrante, o licor, as gemas e as claras em neve.
Coloque nos ramequins untados (até a metade, pois eles crescem muito) e asse em forno pré aquecido a 200ºC por aproximadamente 20 minutos ou até eles subirem. Sirva imediatamente com calda de frutas vermelhas ou goiabada mole.
Deixe um comentário