Meu primeiro contato com sorbet foi durante um jantar muito sofisticado, servido à francesa na casa de um amigo de meu pai que era Adido Cultural da Suíça no Brasil. Eu era pré-adolescente (teria uns 11 anos) e fiquei encantada, ao mesmo tempo intrigada, com aquele “sorvete” que foi servido entre os pratos salgados.
Nunca havia estado antes num ambiente tão elegante e aristocrático. Não entendi muito bem quando serviram outro prato salgado após aquele “sorbet de água de rosas”. Mais tarde, me explicaram que a função dele era limpar o paladar para o próximo prato; não era uma sobremesa. Da mesma forma que os japoneses fazem com o nabo e o gengibre para degustar os diferentes sabores dos peixes do sashimi.
Hoje a reputação do sorbet mudou. Ele é servido também como entrada, sobremesa e “como dizem os franceses “amuse-bouche” (pequenos e delicados beliscos antes das refeições). Marco Polo teria trazido a receita da China para a Europa, que era feita de neve, suco e polpa de frutas. Da Itália para França foi levada pelas mãos de Catherine de Médicis quando deixou a Itália para se casar com o Duque de Orleans em 1533. Os franceses são responsáveis pela tradição de usar o sorbet para limpar o paladar entre aos pratos de uma refeição.
Ele se diferencia da granita que é também congelada, porém quebrada com garfo na hora de servir. O sorbet é mais cremoso, por ser batido algumas vezes durante o congelamento.
Vamos aproveitar esse calor senegalês para se refrescar com um bom e velho sorbet?
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário