Meu primeiro contato com sorbet foi durante um jantar muito sofisticado, servido à francesa na casa de um amigo de meu pai que era Adido Cultural da Suíça no Brasil. Eu era pré-adolescente (teria uns 11 anos) e fiquei encantada, ao mesmo tempo intrigada, com aquele “sorvete” que foi servido entre os pratos salgados.
Nunca havia estado antes num ambiente tão elegante e aristocrático. Não entendi muito bem quando serviram outro prato salgado após aquele “sorbet de água de rosas”. Mais tarde, me explicaram que a função dele era limpar o paladar para o próximo prato; não era uma sobremesa. Da mesma forma que os japoneses fazem com o nabo e o gengibre para degustar os diferentes sabores dos peixes do sashimi.
Hoje a reputação do sorbet mudou. Ele é servido também como entrada, sobremesa e “como dizem os franceses “amuse-bouche” (pequenos e delicados beliscos antes das refeições). Marco Polo teria trazido a receita da China para a Europa, que era feita de neve, suco e polpa de frutas. Da Itália para França foi levada pelas mãos de Catherine de Médicis quando deixou a Itália para se casar com o Duque de Orleans em 1533. Os franceses são responsáveis pela tradição de usar o sorbet para limpar o paladar entre aos pratos de uma refeição.
Ele se diferencia da granita que é também congelada, porém quebrada com garfo na hora de servir. O sorbet é mais cremoso, por ser batido algumas vezes durante o congelamento.
Vamos aproveitar esse calor senegalês para se refrescar com um bom e velho sorbet?
Ingredientes
- 1 pacote de Frisco sabor laranja
- 1 xícara de açúcar
- 2 xícaras de água
- 1 clara em neve
- 1 colher (chá) de gengibre ralado
- Raspas de uma laranja (reserve um pouco para enfeitar depois de pronto)
Modo de Preparo
Misture bem um pouco de açúcar e Frisco e coloque num pratinho. Molhe as bordas das taças que serão utilizadas para servir o sorbet com água e passe as mesmas emborcadas nessa mistura. Coloque as taças no freezer para gelar.
Misture a água e o açúcar e coloque numa panela em fogo médio. Depois de ferver, deixe por mais 5 minutos até reduzir um pouco a água. Retire e deixe esfriar um pouco. Adicione o Frisco o gengibre e as raspas de laranja. Passe para um bowl de metal ou diretamente para a máquina de sorvete. Coloque no freezer para gelar.
Depois de mais ou menos 3 horas, retire do freezer, bata a mistura com a varinha mágica, adicione a clara em neve, bata mais um pouco e volte para o freezer. Repita a operação mais uma vez depois de 3 horas. Enfeite com raspas de laranja na hora de servir.
Dicas:
1 - Se você tiver uma máquina para sorvete, coloque para gelar durante 8 horas. Caso contrário, retire a mistura do freezer depois de congelada. Bata com fuet ou varinha mágica e retorne para o freezer. Repita a operação pelo menos duas vezes.
Catherine de Médicis