Sopa? Porque sopa se o resultado é um pão ou um bolo salgado? A origem da palavra sopa é germânica e significa “um pedaço de pão que se umedece em algum líquido”. Em francês, soupe vem de souper, ou seja, ensopar o pão em liquido. Se verificar no Aurélio ou Houaiss, encontrará surpreendentemente esse significado.

Mas esse prato hoje, festivo por excelência dos camponeses paraguaios, aportou no sul do Mato Grosso durante a guerra do Paraguai juntamente com os soldados que o transportava para o campo de batalhas.

Reza a lenda que durante a guerra, eles levavam uma sopa substanciosa para se alimentar. Por conta da falta de praticidade em transportar algo líquido, foram colocando mais milho, mais milho….e, assim, nomeou-se Sopa Paraguaia. Não sei se fico com a versão semântica ou com a dos soldados. Porém só afirmo que, nas diversas versões que pesquisei, a melhor leva queijo meia cura ou minas, que é certamente a contribuição brasileira. Mussarela e queijo prato não funcionam bem, apesar de várias versões indicarem esses ingredientes. A noz moscada é pura intromissão do meu paladar, pois acho que retempera o gosto mais rústico do milho. Você decide!

Deixe seu comentário

Posts recentes

Cocada Napolitana de Frisco

Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!

6 de agosto de 2024

Cocada de Colher de Frisco

Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!

4 de junho de 2024