Sopa? Porque sopa se o resultado é um pão ou um bolo salgado? A origem da palavra sopa é germânica e significa “um pedaço de pão que se umedece em algum líquido”. Em francês, soupe vem de souper, ou seja, ensopar o pão em liquido. Se verificar no Aurélio ou Houaiss, encontrará surpreendentemente esse significado.
Mas esse prato hoje, festivo por excelência dos camponeses paraguaios, aportou no sul do Mato Grosso durante a guerra do Paraguai juntamente com os soldados que o transportava para o campo de batalhas.
Reza a lenda que durante a guerra, eles levavam uma sopa substanciosa para se alimentar. Por conta da falta de praticidade em transportar algo líquido, foram colocando mais milho, mais milho….e, assim, nomeou-se Sopa Paraguaia. Não sei se fico com a versão semântica ou com a dos soldados. Porém só afirmo que, nas diversas versões que pesquisei, a melhor leva queijo meia cura ou minas, que é certamente a contribuição brasileira. Mussarela e queijo prato não funcionam bem, apesar de várias versões indicarem esses ingredientes. A noz moscada é pura intromissão do meu paladar, pois acho que retempera o gosto mais rústico do milho. Você decide!
Ingredientes
- 300 gr de Flocos de milho Claramil (ou farinha de milho )
- 2 cebolas grandes cortadas em rodelas finas
- 80 gr de manteiga
- 1 litro de leite
- 250 gr de queijo meia cura ou minas ralado
- 1 colher (sopa) de fermento em pó diluído em um pouco de leite.
- 2 ovos
- 1 lata de milho verde desidratado batido no liquidificador
- Sal e noz moscada a gosto
Modo de Preparo
Refogue a cebola na manteiga até dourar. Depois, adicione os Flocos de milho Claramil.
Acrescente o leite e o milho liquidificado. Cozinhe por 5 minutos mexendo sempre. Desligue o fogo e reserve. Quando a mistura estiver morna, acrescente o queijo, os ovos levemente batidos, o sal e a noz moscada.
Por fim, o fermento. A massa deve ter a consistência de massa de bolo. Se necessário, acrescente mais leite. Coloque numa assadeira untada e asse em forno médio por 40 minutos. Depois é só cortar e servir!
Deixe um comentário