Sopa de alho é uma constante na Europa Central – seja na Hungria, República Tcheca ou Romênia. É intrigante como este ingrediente (que conhecemos como tempero) também pode se tornar o principal da receita. Aqui o café entra como uma especiaria e agrega muito ao sabor dos outros componentes da sopa.
Você pode também colocar um ovo cru (por pessoa) na finalização e deixá-lo cozinhar um pouco. É assim que as vovós húngaras e romenas alimentavam seus comensais.
Experimentem.
Ingredientes
- 1 colher (sopa) do Café Extra Forte 3 Corações
- 25 dentes de alho sem pele e amassados
- 1 cálice de azeite de oliva
- 2 batatas médias sem casca e picadas
- 1 cebola média picada
- ½ litro de caldo de galinha
- 50 ml de vinho branco
- 2 colheres (sopa) de endro picado
- 2 colheres (sopa) de cebolinha picada para enfeitar
- 70 ml de creme de leite fresco (que terá parte reservada para servir, por cima da sopa)
Modo de Preparo
Coloque os dentes de alho em um refratário, cobrindo com o pó de café e o azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, coberto com alumínio, por 25 minutos (ou até estarem macios).
Enquanto isso, coloque o caldo de galinha em uma panela com as batatas, a cebola, o vinho e o endro. Coloque para cozinhar em fogo baixo com a panela tampada.
Quando o alho estiver cozido, passe por um processador e coloque para cozinhar no caldo. Quando a batata estiver cozida, bata tudo no liquidificador e adicione o creme de leite. Esquente na hora de servir. Se quiser, faça desenhos com o creme de leite e adicione cebolinha picada.
25 CABEÇAS de alho, ou dentes de alho?
Oi Eugênio,
Você está certíssimo. Nos desculpe pelo erro, já corrigimos na receita original. 😉
Atenciosamente,
Equipe Mexido de Ideias