Figo é a fruta que mais me dá água na boca. A pele fina é facilmente rasgada pelos dentes e que, na primeira mordida, já espalha diversas camadas de sabores. As sementes são levemente adocicadas. Hmm! Toda vez que penso na fruta, imagino o conto árabe “Mil e uma noites” e os castelos de Persépolis. A capital do imenso Império Persa dominou a cultura na antiguidade (500 a.C).
Os persas foram os primeiros grandes gourmets da história da humanidade. Costumavam secar as frutas para melhor conservá-las e também retirar-lhe o açúcar. Através de compotas, ele era passado para a água em que era conservado. O figo seco e em calda é umas das grandes criações desse Império tão rico. Gregos e romanos certamente agregaram em sua gastronomia muito da cultura persa e é bastante recorrente encontrar o figo in natura ou seco em relatos da época.
O século V a.C. foi talvez um dos mais férteis e fascinantes da história da humanidade. Nele viveram Dario, Xerxes, reis da Pérsia, Buda, Confúcio, Heródoto e Sócrates. Nele, se conceberam ideias espirituais, filosóficas e políticas que foram base para construção de nosso mundo moderno.
Se você é apaixonado (a) como eu por essa época, crie coragem e enfrente as 789 páginas do romance do escritor Gore Vidal, ”Criação”. Confesso que venho lendo homeopaticamente desde 1985. Como um livro de cabeceira, sempre volto para fisgar o começo dos questionamentos que inquietavam os grandes pensadores. E, sobretudo, para colher os hábitos de alimentação. O figo e o café são recorrentes nessa época.
Experimentem a receita, essa mistura é muito gostosa. E, depois desse texto, ficou altamente filosófica, não é mesmo?
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário