Músculo é uma das mais deliciosas carnes para sopas e saladas. Depois de cozida, ela desfia lindamente e esbanja sabor. O tempero desta marinada é bem incomum: A acidez do café filtrado cai muito bem com os sabores picantes do alho, zimbro e mostarda.
Pode-se colocar vinagre, ou aceto balsâmico – mas eu prefiro contar só com o sabor do café. Rúcula e agrião são também ardidinhos e ficam ótimos nessa receita. Com um pão ciabatta ou francês, é de comer de joelhos. E se sobrou caldo do cozimento, repita a receita, ou use para uma sopa.
Ingredientes
- 500 g de músculo
- 1 cápsula do café Filtrado Clássico TRES®
- 1 litro de caldo de carne
- ½ colher (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de óleo
- 5 dentes de alho em lâminas
- 2 folhas de louro
- 6 sementes de zimbro
- Rúcula e agrião a gosto
- 2 colheres (sopa) de cebolinhas picadas (se preferir, salsinha)
- Pimenta do reino e sal a gosto
- 1 colher (chá) de mostarda com grãos
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sobremesa) de vinagre de vinho ou balsâmico (opcional)
Modo de Preparo
Em uma panela de pressão, coloque o óleo e o açúcar e deixe caramelizar um pouco.
Acrescente a carne e deixe dourar de todos os lados. Inclua o caldo de carne e sal. Deixe cozinhar até a carne ficar bem macia.
Coloque tudo em uma travessa e separe o caldo do cozimento. Acrescente café, louro, alho, zimbro, mostarda, vinagre e azeite. Inclua também o caldo que sobrou do cozimento. Se sobrar mais do que uma xícara, reserve o restante para outra receita. Deixe a carne tampada com um filme plástico na geladeira por 12h, virando a peça de vez em quando. Após o período, corte ou desfie e sirva com folhas de rúcula e agrião. Deixe o molho a parte para ser servido na hora.
Deixe um comentário