A clássica receita de salada caprese nasceu na Região da Campanha, na Itália. É a salada símbolo da badalada Ilha de Capri. Feita só como o delicioso tomate San Marzano, cultivado em terras vulcânicas, e a mussarela de búfala proveniente de Salerno e Caserta. No tempero, só um requintado azeite, sal e manjericão local, aquele de folhas largas.
Nessa receita com café, só o formato remete a receita original. Por isso emprestei o nome, como uma referência a prima distante. O importante é usar bons tomates. Caqui e momotaro normalmente são caros por serem cultivados em menor quantidade e terem curta duração. Mas é aí que mora o sabor. Os que são modificados geneticamente para terem longa vida, como o Carmem, não têm sabor, aroma ou textura… É como mastigar isopor, então fuja deles.
O queijo de cabra combina lindamente com o molho preparado com café. E as ervinhas são a cereja do bolo. Curta a primavera com essa delícia refrescante.
Com uma bela fatia de pão, vale uma refeição.
Ingredientes
- 2 tomates caqui ou momotaro maduros
- 8 fatias de queijo de cabra
- 1 cebola roxa bem pequena fatiada
- Manjericão e tomilho a gosto
- 1 cápsula de espresso ou filtrado TRES® de sua preferência
- 1 colher (sopa) de shoyo
- 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
- Azeite a gosto e uma pitada de sal
Modo de Preparo
Comece preparando o molho. Em uma vasilha, misture shoyo, café, açúcar e uma pitada de sal.
Adicione a cebola roxa. Reserve. Corte o queijo de cabra e os tomates em fatias não muito finas. Coloque em uma travessa intercalando as fatias de queijo e tomate. Na hora de servir, regue com o molho e com as folhas de manjericão e tomilho.
Deixe um comentário