Em outubro fui a Vancouver, no Canadá, visitar meu filho que está cursando a Vancouver Film School, escola de cinema pioneira em animação e 3D. Além de matar a saudade do filhote e de minha nora querida, fiz o que sempre faço quando viajo: uma imersão na gastronomia local.
A Columbia Britânica, província onde fica a região metropolitana de Vancouver, é em minha opinião o lugar mais belo e interessante do Canadá. Não só pela beleza natural, mas principalmente por sua diversidade cultural. A população é composta pelos membros das primeiras nações: ingleses, chineses, japoneses, coreanos e árabes, compondo uma farta e precisa cultura gastronômica.
Logo que cheguei minha nora Maisa já me levou para conhecer Granville Island, ilha anexa à cidade que, entre outras coisas, possui um mercado de ingredientes locais e comida pronta. Foi lá que descobri o sal de café, que logo experimentei e decupei para dar a receita aos leitores do Mexido de Ideias. É um passeio delicioso. Nesse mercado também fica a fábrica de cerveja Granville Island, onde é possível fazer degustação dos diferentes tipos da bebida.
Outra curiosidade da ilha é um imenso grafite que Osgemeos fizeram na fábrica de cimento, transformando o que poderia ser um ruído cinza na paisagem em uma leitura interessante dos habitantes de Vancouver.
Experimente o sal e, se for a Vancouver, não deixe de visitar a ilha e comer muito salmão.
Ingredientes
- 200 g de sal grosso
- 1 colher (sopa) de pó de café
- 1 colher (chá) de açúcar mascavo
- 1 colher (café) de gengibre em pó
- Pimenta do reino (opcional)
Modo de Preparo
Coloque o sal em uma vasilha e misture bem com o café. Depois, adicione o açúcar e o gengibre.
Cubra com filme plástico e coloque em lugar fresco sem umidade. Deixe pegar o gosto por 24 horas. Use para temperar saladas e outros pratos.
Hummm… esse sal de café parece ser especial… vou testar!
Adoro novos sabores!
A gente garante o sabor, Nádia! Depois volte para nos contar o que achou. 😉
Eu também amo novos sabores. Sou amante do café. Acho que isso fica bom com tudo. Vou fazer e depois deixo o meu comentário!!
Um abraço!
Eba! Vamos ficar esperando seu retorno, Taty! 😉
Boa tarde, gostaria de saber se trituro depois o sal que pegar o sabor. Obrigada,
Você pode temperar suas receitas com o próprio sal grosso, Mercedes. 😉
Obrigado pela visita!