Esse risoto não tem quase nenhuma semelhança com seu ancestral italiano, que é feito com arroz arbório, agrega todos os ingredientes ao mesmo tempo na panela e é necessário mexer o tempo todo. É outro conceito. É, inclusive, uma receita completamente diferente, nem sei se poderia chamá-la de risoto. Mas como a mistura do arroz com outros ingredientes acabou herdando aqui no Brasil o nome do primo nobre, vamos lá!
Ele adquiriu seu lugar nas mesas brasileiras, simplificado e adaptado às nossas condições. O que eu gosto deste prato é a sua facilidade. Costumo prepará-la quando passo as férias na praia. Já levo a polpa de tomate fresco pronta e congelada para ficar ainda mais prático. Se você preferir, use o molho de caixinha.
Quando chego à praia, compro os frutos do mar fresquinhos e já preparo uma grande quantidade. E, dependendo da quantidade de comensais, preparo na hora a quantidade exata de arroz e congelo o restante do molho para outros dias. Como o arroz é sempre cozido na hora, o prato sempre terá o frescor de feitinho na hora. Essa receita rende seis porções, mas você pode fazer em maior quantidade e/ou fazer como eu faço: congelar e relaxar quando os amigos de última hora chegarem para uma refeição. É só cozinhar o arroz e curtir os amigos.
Ingredientes
- 400 gramas de camarão médio ou pequeno limpo
- 150 gramas de lula pequena cortada em rodelas
- 150 gramas de polvo pequeno cortado em pedaços pequenos
- 1 colher (chá) de tempero D. Clara com cominho (substituição – sal, pimenta da reino a gosto e 1 folha de louro)
- 1 cebola cortada
- ½ xícara de azeite e 1/2 colher de manteiga para refogar
- 1 dente de alho amassado
- 400 gramas de polpa de tomate
- 2 xícaras de arroz branco lavado
- Sal a gosto
- Cebolinha fresca cortada para enfeitar
Modo de Preparo
Tempere o camarão com um dente de alho e reserve. Coloque o arroz para cozinhar em 2 litros de água (como se fosse macarrão) e adicione sal. Quando estiver al dente, coe e reserve.
Enquanto isso, refogue a cebola no azeite e manteiga. Coloque a lula, o polvo e salteie por 2 minutos. Adicione o tempero D. Clara e a polpa e tomate. Cozinhe até a lula e o polvo ficarem macios. Se necessário, acrescente água no decorrer do processo e mexa de vez em quando.
Adicione o camarão e deixe cozinhar até ele ficar al dente. Adicione o arroz já cozido e coado, mexa bem e corrija o sal. Adicione cebolinha picada por cima na hora de servir.
Dicas:
1 - Deixe a lula e o polvo refogarem no máximo por 2 minutos para não ficarem com consistência de borracha. Após o processo coloque o molho de tomate e deixe cozinhar.
2 - O camarão deve ser colocado só quando a lula e o polvo estiverem macios. Seu cozimento leva no máximo 5 minutos dependendo do tamanho.
3 - Cuidado para que não cozinhar por mais tempo, o camarão pode adquirir também consistência de borracha.
amei,li esta receita como estivesse fazendo na linda cozinha do meu trabalho para os meus lindo
casal de patroes que curtem tudo o que e bom e bonito;bjs Nazare Emerick.
E eles gostaram Nazaré? Como foi a reação deles?
Abraços e volte sempre para experimentar mais receitas e tomar um café conosco!
Abraços!
Amei essa receita.
Meu marido disse que foi o melhor risoto que ele já comeu!!!
Eu não tinha polvo então fiz apenas com lula e camarão e coloquei pimentão amarelo, azeitonas pretas e tomates…tudo cortado em cubinhos pequenos…
Ficou divino!!!
Olá Thaisa, como vai?
Que bom que você e o maridão gostaram da receita. Sua adaptação deve ser ficado deliciosa.
Sintam-se livres para provar todos os nossos passo a passos.
Obrigado pela visita, volte sempre.
excelente receita. Fácil, prática e saborosa. Parabéns!
Que bom que gostou, Eda.
Experimente nossas outras centenas de receitas, temos certeza que irá adorar.
Abraços, volte sempre.
tinha uma bandeja de lula ha um mes na minha geladeira e minha esposa não sabia fazer, quando peguei esta receita ela pulou de alegria.vamos fazer e incrementar a receita.
Que boa notícia, Robson! Adoramos saber que nossa receita será útil. Depois volte para nos contar como ficou. 😉