Pensei nessa receita para o dia das mães. Além de ser uma refeição completa, é fácil de preparar e só pede uma boa salada. A quinoa, nativa da Colômbia, Peru e Bolívia, foi domesticada há mais de 3 mil anos.
Há pouco tempo esse grão dourado chegou às mesas brasileiras, sendo hoje cultivado no Brasil em escala comercial. Vamos aproveitar essa oportunidade para fazer uma receita com esse ingrediente ainda meio desconhecido do grande público, e surpreender as mamães?
O preparo é super fácil: é só ficar de olho no cozimento. Se preferir, substitua o camarão por peito de frango cozido. Feliz dia das mães!
Ingredientes
- 200gr de quinoa dourada (real)
- 50ml de café coado
- 80ml de creme de leite fresco
- 100gr de parmesão ralado
- 600gr de camarões frescos descascados temperados com pimenta do reino
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picados
- 1l de água quente para cozinhar a quinoa
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 3 colheres (sopa) de azeite
- Suco de ½ limão
- Salsinha picada, sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo
Coloque o azeite em uma frigideira. Quando estiver quente, passe rapidamente os camarões, dourando dos dois lados. Acerte o sal e reserve.
Coloque o restante do azeite em outra panela e refogue a cebola e o alho. Adicione a quinoa e refogue mais um pouco. Por último, coloque o café e mexa até ele evaporar.
Adicione a outra metade da água quente e deixe cozinhar por 10 minutos. Vá acrescentando mais água quente aos pocous e mexa de vez em quando.
Coloque o creme de leite e o queijo ralado e mexa bem, até o cozimento da quinoa acabar. Misture a manteiga, os camarões e o limão. Salpique a salsinha picada antes de servir.
Dica: 1- Não deixe os camarões por muito tempo na frigideira. Deixe o tempo de dourarem, do contrário eles ficarão borrachudos.
Deixe um comentário