Eba! Temos pinhão! Para os fanáticos aí vai uma receita deliciosa com esta semente e café espresso. Aliás, para quem acha a cozinha um local romântico, preparar um risoto a quatro mãos pode ser um bom programa para o Dia dos Namorados.
Para quem nunca preparou risotos, ele é quase um guia de como alimentar um relacionamento: Tem que cuidar a todo o momento, acrescentando os ingredientes na hora certa e garantindo que o calor esteja sempre na temperatura adequada. E experimentando sempre para não passar do ponto.
Quando digo que a quantidade de água é variável é porque ela depende do arroz. É sempre bom ter uma quantidade maior de caldo (ou mesmo água quente) para completar o cozimento. A textura do arroz é sutil – tem que estar al dente e macia ao mesmo tempo.
Aquela colher de manteiga que colocamos no final é para a textura ficar bem cremosa. As raspas de limão completam o sabor. Simbora abrir um bom vinho e comemorar com luxo a data.
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de arroz arbóreo
- 1 cápsula do café Espresso Supremo TRES®
- 10 pinhões cozidos descascados e picados (deixe alguns inteiros para enfeitar)
- 1 cebola média picada
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 70 ml de vinho branco
- 50 ml de creme de leite
- Raspas de limão siciliano
- 150 ml de caldo de legumes ou frango (ou mais)
- Sal a gosto
Modo de Preparo
Refogue a cebola em uma colher (sopa) de manteiga. Quando ela estiver transparente, coloque o arroz. Refogue um pouco e acrescente o vinho branco. Espere o vinho evaporar e vá colocando o caldo de legumes aos poucos, mexendo o risoto.
A quantidade de caldo para o risoto ficar al dente nem sempre é precisa – é necessário experimentar e ver se o arroz já perdeu a transparência. Quando estiver quase al dente, acrescente o creme de leite, o café e os pinhões.
Deixe evaporar um pouco e coloque a segunda colher (sopa) de manteiga. Tampe a panela e sirva em alguns minutos com raspas de limão siciliano.
Deixe um comentário