Experimentei o mini arroz no D.O.M. – restaurante premiado do chef Alex Atala. O prato, que fazia parte do menu de degustação, era um delicadíssimo risoto com azeite de baunilha. Fiquei encantada com a simplicidade e o sabor inesperado do regalo. O arroz é plantado no Vale do Paraíba pelo agricultor José Francisco Ruzene, que trabalha com variedades especiais há muitos anos. É o menor arroz do mercado e totalmente brasileiro.
O café combinou perfeitamente com a sutileza do cereal. A marca Retratos do Gosto faz parte de uma iniciativa de Atala e de outros empresários para promover um plantio sustentável e os produtos nacionais. O arroz foi o primeiro, mas já existem outros produtos na linha.
E como a maioria dos produtos sustentáveis, é caro para dedéu. Mas vale experimentar o delicioso e intrigante cereal.
Ingredientes
- 1 copo de mini arroz
- 1 cápsula de café Espresso Pleno TRES®
- 1 cebola pequena picada
- 4 copos de água
- 1 ramo de alecrim
- ½ suco de limão siciliano
- 2 colheres (sopa) de óleo de gergelim
Modo de Preparo
Refogue a cebola no óleo de gergelim e acrescente o arroz. Refogue um pouco o arroz, acrescente a água e o alecrim. Deixe cozinhar em fogo brando até ficar ao dente.
Quando estiver quase cozido, coloque o café espresso.
Acrescente o limão. Apague o fogo, tampe a panela e deixe terminar o cozimento só com o calor interno. Se quiser, acrescente uma colher de manteiga ou creme de leite.
Deixe um comentário