Risoto não tem muito jeito: Tem que ser feito na hora e ficar mexendo sempre. A quantidade de líquido é sempre um mistério, pois depende do arroz. Por isso, é necessário que haja uma quantidade maior de liquido disponível para finalizar o prato. Afinal, quem manda é o cozimento do arroz – que deve estar al dente, mas macio.
Nunca lave o arroz. Do contrário, você retira o amido necessário à sua cremosidade. O creme de leite é meio sacrilégio para os milaneses, que juram que o vinho é quem solta o amido (sem necessidade do ingrediente). Mas às vezes faço esse truque, principalmente nesta receita em que não usei álcool.
A manteiga no final é imprescindível para dar brilho e cremosidade. Guardando esses conselhos, o risoto (que pode ser uma obra vastíssima em nossa biblioteca culinária) sempre ficará perfeito e ao ponto, não importa os ingredientes.
Ingredientes
- 1 xícara de arroz arbóreo (sem lavar)
- 1 maçã picada (fuji ou gala)
- 1 cebola picada
- 200 g de bacon
- 150 ml do chá de capim-cidreira TRES® (ou mais, se necessário)
- 150 ml de suco de maçã (ou mais, se necessário)
- 50 ml de creme de leite
- 1 colher (sopa) de manteiga
- Sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo
Em uma panela, frite o bacon e acrescente a cebola. Quando ela estiver transparente, coloque o arroz e mexa bem. Salgue.
Coloque o chá de capim-cidreira e mexa até começar a secar. Adicione em seguida o suco de maçã e continue mexendo. Veja o ponto do arroz. Quando estiver quase cozido, coloque o creme de leite e continue a mexer.
Quando estiver no ponto, acrescente a maçã e a manteiga. Tampe e deixe por dez minutos até servir.
Deixe um comentário