Já que o Carnaval acabou e a ressaca que insiste em danificar nossa lucidez ficou, aí vai uma bela receita cajun dos sulistas americanos.
Sempre acredito que muita proteína e gordura é a santa cura da famigerada ressaca. O gravy é um molho feito a partir dos remanescentes de assados e frigideiras. Engrossa-se aquele delicioso caldo e o molho está pronto. Com uma dose de manteiga, ele fica brilhante, saboroso e emulsionado.
Existem algumas histórias para explicar o nome dessa receita. Uma delas diz que o cozinheiro estava com olhos vermelhos do porre do dia anterior, e alguém pediu um molho com a cor “dos seus olhos”. Foi aí que ele resolveu colocar café entre os ingredientes. E acertou na mosca.
Essa deliciosa refeição levanta qualquer um depois da folia. Experimentem.
Ingredientes
- 100 g de barriga de porco
- 1 fatia de presunto com capa de gordura
- 1 xícara (café) do Café 3 Corações Extra Forte
- 80 ml de caldo de carne
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- Pimenta caiena a gosto
Modo de Preparo
Em uma frigideira, coloque um pouco de manteiga e frite a barriga de porco até ficar bem dourada. Retire e reserve.
Na mesma frigideira, adicione o café, o caldo de carne (reserve um pouco para dissolver a farinha de trigo) a pimenta e o restante do caldo com a farinha dissolvida. Mexa bem até formar um molho. Coloque o restante da manteiga.
Em uma frigideira limpa, sele o presunto, nos dois lados. Coloque o molho e a barriga de porco sobre o presunto. Sirva com purê de batatas e ovo frito.
Deixe um comentário