Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Rabada com Polenta

Aqueça toda a família com esta receita imperdível de rabada e polenta!

A rabada, junto com outros tantos pedaços menos nobres da vaca, era considerada comida de botequim no século passado. Assim como a língua, o miolo, mocotó, fígado e tripas, esse repertório de pratos quase não eram encontrados em restaurantes consagrados e tinha um estigma rebaixado dentro da cultura gastronômica. No entanto, nossas avós preparavam com delicioso esmero e, com isso, meu paladar foi ampliado e educado a perceber o sabor bom de quase tudo.

Sempre adorei comidas de botequim como o fígado e a lisboeta (que me entupi num boteco à beira do morro de Santa Teresa no Rio de Janeiro em 1976). Ainda me lembro do dono de lá, um portuga de camisa listrada que parecia ter saído de alguma música de Noel. Ou em SP nos arredores da Rua Amaral Gurgel, onde jornalistas, delegados e outros trabalhadores da noite lutavam por uma mesa para se deliciar com uma sopa bem feita, um miolo a milanesa ou uma rabada nos anos 1970, justinho como vovó preparava.

Eu adorava frequentar esses lugares, pois serviam uma comida boa e honesta por preços mais honestos ainda. E as figuras que frequentavam o local instigavam meu instinto nascente de escritora. Hoje, essas comidas e o boteco estão na moda. Sofisticaram-se e são servidas em belas construções de pratos, prontinhos para serem fotografados. Infelizmente, o sabor decepciona algumas vezes. Claro que existem excelentes botecos, mas aquele jeitinho caseiro, poucos conseguem reproduzir. Se você não tem o hábito de consumir essas “carnes menos nobres”, nunca é tarde para começar.

Faça em casa e descubra quanto tempo perdeu!

Ingredientes

  • 1 kg de rabo de vaca cortado pelos nós
  • 3 cebolas
  • 1 cenoura picada
  • 2 talos de salsão picados
  • 10 tomates bem maduros picados (sem pele e semente)
  • 1 colher de extrato de tomate
  • 1 lata de tomates pelados (opcional)
  • Sal, pimenta e tomilho
  • Óleo para refogar
  • Água para o cozido

Modo de Preparo

Ferva o rabo de vaca com água e sal por 15 minutos. Reserve.

Refogue a cebola, a cenoura, salsão, sal, pimenta, tomilho e os tomates.

Quando o refogado começar a formar molho acrescente o rabo de vaca. Refogue por mais 2 minutos e cubra a mistura com água quente. Cozinhe por 40 minutos na panela de pressão. Abra e veja se a carne já está bem macia.

Se estiver, acrescente os tomates pelados e o extrato de tomate. Deixe em fogo baixo para o molho engrossar um pouco. Sirva com polenta feita com Flocão D. Clara.

Dica:
1 – Use panela de pressão para o cozimento final, se quiser o molho mais grosso, use os tomates pelados
2 – Já ensinei a fazer uma polenta com bacon aqui. Aproveite esta receita para servir com a rabada!

Receitas

Nhoque de Polenta

5.091 respostas para “Rabada com Polenta”

  1. isabel disse:

    vou experimentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *