O livro 1493 do jornalista Charles Mann trata das migrações de micróbios, animais e plantas pelo mundo numa espécie de globalização 1.0 e faz a seguinte afirmação: “(…) hoje você é capaz de ler um livro inteiro de história da Europa e não achar uma única menção à batata. Não seria certo dizer que a batata criou a Europa moderna, mas não dá pra negligenciá-la.”
Esse tubérculo, que era base da alimentação andina, foi um tremendo combustível que evitou episódios de fome na Europa Ocidental. Esse momento histórico é oficialmente retratado em “Os comedores de Batata” de Vincent Van Gogh. No quadro, há uma representação da a mesa dos camponeses e trabalhadores das minas na Holanda durante a refeição. Tão importante na alimentação daquela época, a batata consistia no prato único e uma grande benção trazida pelos espanhóis e disseminada por toda Europa. Engraçado é que quando a expedição de Pizarro chegou ao Perú no século XVI, encontrou um considerável cultivo de batatas por toda região dos Andes e achou que eram trufas brancas.
Dentre todos os alimentos de maior consumo no mundo (batatas, milho, trigo e arroz), a batata é aquele que dá a maior quantidade de nutrientes e refeições por hectare. Das muitas receitas que esse generoso tubérculo pode proporcionar, o purê é um dos mais prosaicos e passíveis de diversas conformações. Essa é muito boa! Trata-se de uma sofisticação singela, se é que esses dois adjetivos possam compartilhar o mesmo lugar num prato.
Ingredientes
• 4 batatas grandes cozidas com casca
• 50 gr de manteiga
• 1 xícara de café expresso 3 corações (ou café bem forte)
• 1 copo de creme de leite fresco
• Pimenta do reino e sal
• Grãos de café para enfeitar (ou uma colher de chá de café instantâneo 3corações.)
Modo de Preparo
Descasque as batatas ainda quentes e passe-as no processador ou espremedor. Coloque-a espremida numa panela. Adicione manteiga, sal, pimenta e o creme de leite. Mexer sempre enquanto estiver cozinhando em fogo médio. Adicione o café expresso e continue misturando.
Misture muito bem até todos os ingredientes ficarem completamente misturados de forma uniforme.
Se quiser, coloque uma colher de chá de café instantâneo ou grãos de café no final.
Dica: cozinhe as batatas com a casca, pois elas conservam melhor o sabor e não ficam aguadas.
Deixe um comentário