Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Pudim de tapioca com café

O gosto de coco queimado me leva direto para areias de Itapuã, com direito a trilha sonora de Caymmi e perfume do mar. E para você? O que o sabor do coco queimado lhe suscitará?

Como todos sabem, o sabor carrega um bocado de sentidos: sons, cheiros e emoções vão junto no mesmo pacote. O gosto de coco queimado me leva direto para areias de Itapuã, com direito a trilha sonora de Caymmi e perfume do mar. Às vezes, fico um pouco saudosista quando percebo que certos paraísos da minha infância e juventude se transformaram em formigueiros urbanos. No final dos anos 60, eu era adolescente e sempre passava as férias em Ubatuba, que era a minha Bahia. Tínhamos uma casa na praia do Tenório, aliás, uma das duas únicas da praia na época; e nos deliciávamos com a efervescente música brasileira da época.

Em qualquer das inúmeras praias (acho que são 75) sempre tinha alguém com um violão. Em algumas ocasiões, havia cuíca e atabaque numa roda de cantorias e parecia que o mundo era habitados só por jovens cantores. Apesar do pesado bafo dos tempos da ditadura, quando lá estávamos nas areias torradas pelo sol ou iluminadas por milhões de astros e estrelas, éramos felizes e tínhamos certeza que mudaríamos o mundo para melhor entoando nossas canções de amor e protesto. Muita coisa melhorou, no entanto minhas praias desertas, as Itapuãs dos sonhos hoje são apenas ícones na memória.

E para você? O que o sabor do coco queimado lhe suscitará?

 

Ingredientes

• 1 xícara de chá de tapioca
• 150 gr de coco ralado natural (ou 1 coco ralado)
• 1 lata de leite condensado
• 1 xícara de leite de coco
• 1 xicara de leite
• 2 colheres (chá) de café solúvel 3 corações
• 1 colher (sopa) de manteiga

• 2 xícaras de açúcar
• 1 xícara de água

• ½ colher (sopa) de açúcar
• ½ do coco

Modo de Preparo

Deixe a tapioca de molho em ½ xícara de leite por aproximadamente 1 hora.

Depois, adicione o restante do leite, o leite de coco, metade do coco ralado e mexa.

Adicione os ovos, a manteiga, o café e o leite condensado num liquidificador. Bata durante 4 minutos no liquidificador.

Depois, coloque esta mistura no bowl e acrescente a tapioca e os demais ingredientes. Misture bem.

Para a calda, coloque a água, o açúcar e mexa bem numa panela. Leve ao fogo médio até ficar com cor de guaraná. Feito este passo, forre a forma de furo no meio.

Dica: Você pode utilizar melado de cana pronto ao invés de preparar a calda de açúcar.

Coloque o açúcar e o coco numa frigideira e mexa sem parar em fogo médio até o coco ficar dourado.

Coloque o coco queimado no fundo da forma e, depois, despeje a mistura do liquidifcador. Leve para assar em banho Maria no forno coberto com papel alumínio até o pudim ficar durinho.

coffeelover

Pavê de Café Santa Clara

coffeelover

Pudim de Café Brasileiro

coffeelover

Bolo de Caramelo de Café Pimpinela

5.091 respostas para “Pudim de tapioca com café”

  1. Irismar disse:

    Stela essa tapioca do ingrediente é a goma da tapioca é isso?

    • kellystein disse:

      Cara Irismar, é a goma de tapioca sim. Como os nomes variam muito, inclusive nos diversos estados do Brasil, vou te esclarecer segundo a aparência do produto: parece farinha de mandioca bem grossa, quase granulada. Fica entre a farinha de mandioca e o sagu. A Yoki vende o produto industrializado, você pode encontra-lo em qualquer supermercado com o nome de Tapioca. Repare na primeira foto do passo a passo, certamente vai reconhecê-la.

      Boa sorte e bom pudim!

  2. Andrea disse:

    AMEEEEEEEEEEEEEEEEI seu site! Entrei por curiosidade na receita de Mocotó com café e vinho do porto, e foi inevitável navegar e me perder por mais de 1 hora e meia por ele!
    Parabéns! Suas receitas são muito bem explicadas, me parecem deliciosas, e não hesitarei em testá-las!

  3. LêMaceió disse:

    Bom dia! Eu fiz esse pudim, mas quando desenformei, a parte de cima ficou parecendo um chiclete, uma borracha. Moro em Maceió e comprei a goma de tapioca que vende na parte do hortifruti do supermercado, hidratada e resfriada. O que pode ter acontecido? Gostaria de acertar essa receita, pois o sabor dela é divino.
    Obrigada!
    Alessandra

    • Tudo bem Alessandra?

      Obrigada por escrever. Eu não conheço tapioca resfriada e hidratada, como é o aspecto?
      Tente com 1/2 xícara de farinha de tapioca seca. Imagino que a hidratada pode ter soltado a goma no processo, por esse motivo, ela se tornou "borrachenta".

      Vamos tentar outra vez?
      Obrigada, e me conte. Vou tentar encontrar a tapioca resfriada e hidratada para testá-la por aqui.
      Abraços,
      Stela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *