Os ares dessa mistura de bacon e vinagre subindo da frigideira como uma névoa de sabor ainda excitam meu paladar. Mais uma vez minha avó entra em cena e a visão da senhora despejando o vinagre naquela fritura perfumadíssima do bacon. Depois, o álcool do vinagre evaporando…Uhhhhhhhhhh…ainda soa irresistível. Pensei nesta refeição por ser fácil e rápida, mas os ingredientes tem que ser de primeira!
Vovó costumava fazer vinagre com restos de vinho, que, aliás, é uma ótima ideia. Ela sempre o usava como ingrediente em algumas receitas e, principalmente, para temperar carnes com muito alecrim, alho, pimenta do reino: a famosa vinha d’alho (marinada típica de Portugal).
Lembro-me dos detalhes dessa transubstanciação do vinho em vinagre. Ela recolhia os restos de garrafas que sempre sobravam das refeições. Arrisco dizer que ficava de olho em quem não tocava no copo, mas também aproveitava aquele vinho rejeitado. Colocava tudo num garrafão, coberto de palhinha e tampava com uma rolha. Mudava muitas vezes de lugar e dizia que as diversas temperaturas faziam um vinagre mais honesto. Às vezes, tirava a rolha e cobria o gargalo com uma gaze e deixava a mistura respirar. Era com esse delicioso liquido que abençoava nossa polenta! Hoje, existem muito bons vinagres no mercado feitos de vinho. Por favor, fuja daqueles feitos de ácido acético, que são os baratinhos. Acho aquilo um sacrilégio ao nosso paladar! Aproveita para viajar nessa receita, com seus vapores encantados.
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário