Qual a diferença entre carne seca, jabá, carne de sol, carne de vento ou charque? O que elas têm em comum é a desidratação pela utilização do sal e a exposição ao sol, ao vento ou ao fogo. É um processo primitivo de conservar a carne, já que nossos ancestrais, depois de caçá-las ou abatê-las, precisavam guardar o excedente.
As peças mais nobres eram cortadas em mantas, salgadas e secas por algumas horas, para serem consumidas em poucos dias. Essa é a nossa boa e velha carne de sol. As mais gordinhas eram mais salgadas e expostas por um tempo maior à secagem, para perder umidade e aumentar a vida útil – como o jabá, ou charque.
Este último hoje é geralmente feito com a barriga, por isso a carne é fina e gordurosa. Após ser submetido a uma solução salina, ele descansa em uma salga seca com as mantas dispostas em pilhas – o peso delas ajuda na prensagem e soltura da água. As camadas mudam de posição com frequência para, em seguida, serem lavadas em uma solução de água salina.
Depois disso, são colocadas ao sol por cerca de cinco dias. Diferentemente da carne seca, que é mais semelhante à carne fresca por ter um processo bem mais curto de maturação. Mas qualquer uma delas fica ótima nesta receita, principalmente com a crocância da pipoca.
Vamos lá, minha gente?
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário