Pipoca é um veículo perfeito para conduzir sabores. Doces, salgadas, apimentadas, amanteigadas, para quem gosta deste abençoado milho ela será sempre um sucesso.
Esta receita singela aposto que acompanhou a infância de muitos de nós, desde os atuais jovens até os sexagenários como eu. Mas parece meio mágico seu preparo, até difícil. Aí que eu mostro que não é.
Só exige um pouquinho de paciência para escutar os sons dos pipocos e saber quando desligar. Depois é só se esbaldar. Afinal, junho é o mês de agraciar o paladar com essa delícia nacional. O extrato de amêndoas é um queridinho meu, no entanto o de baunilha (ou qualquer outro de sua preferência) dá um toque diferente.
Ingredientes
- ½ xicara de milho para pipoca Dona Clara
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de manteiga com sal
- ¼ de xícara (chá) com água
- 1 colher (chá) de extrato de amêndoa
Modo de Preparo
Coloque o milho em uma panela de fundo grosso. Acrescente açúcar, manteiga, água e extrato de amêndoas. Mexa bem e acenda o fogo médio.
Quando a mistura ferver e o açúcar começar a caramelizar, sem mexer, tampe a panela e coloque o fogo no mínimo. Sacuda a panela enquanto as pipocas estouram. Quando os pipocos estiverem em um intervalo maior, desligue o fogo e espere até terminar.
Espalhe as pipocas sobre uma superfície lisa para esfriar. Quando esfriarem, solte com as mãos.
Deixe um comentário