Meu pai adora comer bem. Mesmo aos 88 anos, tem apetite de um pré-adolescente em fase de crescimento. Ele nunca se esquece de tirar do freezer a carne para o dia seguinte, almoça pensando no jantar e não deixa de experimentar novos sabores. Foi com ele e com sua mãe, vovó Neia, que aprendi que o sabor não tem limites.
Papai sempre gostou de viajar e eu era sua fiel escudeira para as imersões nos mercados e feiras livres das cidades que descobríamos juntos. Ele ia descrevendo cada ingrediente novo aos meus olhos e entabulava uma longa conversa com o vendedor sobre a origem, o cultivo e preparo daquele ingrediente.
Sempre que viajo para um lugar novo, nunca deixo de visitar seu mercado central. É lá que a história dos sabores daquela terra mostra seus personagens. Esse picadinho que apresento para vocês é o sabor caseiro vestido de festa.
Acompanha um arroz branquinho, salada, farofa e, porque não, um pastel de banana? A receita é de do chef Carlos Ribeiro, do livro Chefs: café. Aposto que papai vai adorar.
Ingredientes
- 600 g de filé mignon cortado na ponta da faca
- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
- 1 cebola grande picadinha
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher (sopa) de colorífico Dona Clara
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 2 colheres (sopa) de salsinha
- 2 tomates maduros cortados sem pele e sem sementes
- 100 ml de caldo de legumes
- 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal em pomada
- 5 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 xícara de café (60 ml) preparado com 3 colheres (sopa) do Café 3 Corações Extra Forte
- 400 ml de caldo de carne
- Sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo
Em uma panela, coloque o azeite e a manteiga. Acrescente a carne. Refogue até ela perder o tom vermelho.
Acrescente o alho, a cebola, o sal e a pimenta. Refogue por mais alguns minutos. Coloque o colorífico, o tomate e a salsinha. Por fim, o caldo de carne. Deixe reduzir por 5 minutos em fogo médio e com a panela destampada. Reserve.
Misture a farinha com a manteiga, amassando bem.
A parte, misture o café com o caldo de carne, ambos quentes. Em uma frigideira, coloque a mistura da manteiga com a farinha e adicione aos poucos o caldo de carne com o café, mexendo devagar para formar uma consistência bastante cremosa. Leve ao fogo mexendo sem parar, até ficar uma textura aveludada. Coloque sal e pimenta e sirva imediatamente com o picadinho.
Esse prato aí para quem está morrendo de fome ao meio dia é uma tortura.
Olá Heisenberg, como vai?
Temos que confessar que sempre ficamos com água na boca quando colocamos nossas receitas no ar. Prove e nos conte o que achou, combinado?
Abraços e até a próxima!
P.S.: I'm the danger!
Oie pode me informar qual a origem do prato ?? obrigada e que estou fazendo um trabalho do curso de cozinheiro e me interessei por ele