Assusta um pouco olhar a lista de ingredientes, mas não se avexe: A maioria são temperos fáceis de encontrar e manipular. O foie gras, que em francês significa literalmente “fígado gordo”, foi palco de discussões acaloradas em São Paulo pela sua proibição – por conta das torturas infringidas aos animais para seu preparo. Feito com fígado de ganso, eles são superalimentados com manteiga para que seus fígados cheios de gordura se desmanchem ao serem cozidos.
Essa técnica remonta aos egípcios, que já a praticavam com todos os tipos de pássaros para torná-los mais macios. Fato que a culinária francesa adotou e sofisticou. Mas o nosso patê é outra história. Feito com fígado de galinha, a manteiga, o creme de leite e o bacon são suficientes para ofertar a cremosidade. O toque cafeinado do espresso encanta. E a cachaça envelhecida com amburana tira um pouco do amargor do fígado.
É uma bela entrada para uma reunião com mais de dez comensais. Como acompanhamento, a pera equilibra bem o sabor do patê. A boa notícia é que você pode preparar a receita com antecedência. Ela fica ótima por uma semana em geladeira.
Ingredientes
- 500 g de fígado de frango
- 2 cápsulas do café Espresso Supremo TRES
- 1 cebola média picada
- 1 colher (café) de alho em pó
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 1 colher (café) de noz moscada
- 1 colher (chá) de mostarda com sementes
- 3 folhas de louro
- 1 cálice de cachaça curada na amburana (ou conhaque)
- 100 g de manteiga
- 100 ml de creme de leite fresco
- ¼ de xícara de pistache sem casca picado
- Fatias de bacon
Modo de Preparo
Coloque os fígados em uma vasilha e acrescente: café, louro, cachaça, noz moscada, sal, pimenta e o alho em pó. Deixe marinando na geladeira por no mínimo 1 hora.
Em uma frigideira, derreta a manteiga e adicione a cebola, até ficar transparente. Coloque as peças do fígado para refogar um pouco.
Retire as folhas de louro e coloque o fígado no liquidificador junto com o que restou do refogado e da marinada. Adicione o creme de leite e bata bem.
No final, coloque o pistache e bata só um pouco para ele misturar ao resto do patê.
Em uma forma refratária ou de metal (previamente forrada com fatias de bacon), coloque o patê e leve ao forno tampado com papel alumínio por 20 minutos a 170ºC.
Retire o papel e deixe assar por mais 15 minutos. Depois de assado, desvire e sirva com torradas e fatias de pera.
Deixe um comentário