Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Panqueca de café

Receitas de café sempre podem surpreender. Já imaginou servir panquecas ou crepes de café? Fica uma delícia!

Panqueca ou crepe? Eis a questão! Desde criança, quando minha mãe preparava as panquecas salgadas normalmente recheadas de carne moída, sempre fazia um tantão a mais sem recheio. Isso, pois adorávamos nos deliciar com colocando mel por cima. Chamávamos de panqueca.

Na verdade, pela espessura e o tipo de massa, é uma crepe. A massa é fininha, feita com uma espátula e pode-se rechear com o que quiser. Paris rescende a crepe e baunilha e, por ser uma comida de rua, seu perfume se espalha por toda cidade. Assim como os parisienses, eu como as recheadas de marrom glacê, iguaria típica da região. Entretanto, existem inúmeros outros recheios como Nutella, queijos, etc.

A panqueca, mais típica da culinária americana, é mais grossa e não é enrolada. No lugar do recheio, coloca-se uma farta camada de maple syrup, geléia ou mel por cima. Alguém lembra do Picapau (desenho animado) despejando com água na boca o maple syrup por cima de uma pilha de panquecas maior que ele? Lembro-me que toda vez que via o cartoon, corria pra pedir para minha mãe preparar.

Hoje, com meu paladar afinado com café, criei essa versão de panqueca ou crepe, como quiser. Afinal, o que importa o nome? Experimentem e vocês não se arrependerão!

 

Ingredientes

  • 2 ovos
  • ½ copo de café
  • ¾ de copo de leite
  • ¾ de xícara de farinha de trigo
  • 3 colheres (sopa) de cacau em pó (ou Claralate)
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • Manteiga para untar a frigideira
  • ½ xícara de mel
  • ½ de glucose de milho
  • 2 colheres de sopa de grãos de café
  • 1 expresso (opcional)

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e deixe na geladeira por no mínimo 30 minutos ou, se houver tempo, durante a noite toda.

Unte a frigideira com manteiga, e coloque uma concha rasa na hora de fritar. Ela cozinha muito rápido, pois é muito fina.

Vire e deixe cozinhar do outro lado. Sirva com a calda. Você pode recheá-la ou também despejá-la por cima.

Para a calda, misture o mel, a glucose de milho e os grãos de café e deixe por 2 dias na geladeira. Retire com antecedência para a calda não ficar gelada, se quiser coloque um expresso na calda, na hora de servir.

coffeelover

Pavê de Café Santa Clara

coffeelover

Pudim de Café Brasileiro

coffeelover

Bolo de Caramelo de Café Pimpinela

5.091 respostas para “Panqueca de café”

  1. Cintia disse:

    Olá Stela…
    Estou com água na boca! rs
    Farei amanhã e se der certo eu volto pra te contar…
    Beijinhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *