Há controvérsias sobre a origem desta receita. Uns dizem que foi criada no Brasil, por imigrantes italianos no sul e baseada no “salame inglese”. Fato este que discordo plenamente, pois a receita do salame, segundo meu mestre Artusi (livro de cabeceira de meu fogão), é totalmente diversa.
Dizem também que foi um desdobramento do brigadeiro, que homenageava o Brigadeiro Eduardo Gomes, candidato a presidência do Brasil em 1945 pela UDN. Não sei não, mas não importa. O que importa mesmo é que a receita abaixo foi me passada pela amiga Lucia Maria, que não via há 30 anos e encontrei informalmente em um almoço em casa do irmão dela.
Foi delicioso reencontrá-la e perceber seu entusiasmo pela vida e espontaneidade contagiante. E, principalmente, que tínhamos algo em comum, que nos anos 1970 tinha passado batido: O amor pelas receitas e boa mesa.
Aí vai a receita da Lucia, com uma interferência minha: O cappuccino. Uma de minhas sugestões para o Dia das Mães. Ela aguenta bem sete dias em um pote bem fechado. Pode ser servida como sobremesa, ou como acompanhamento de um licor ou café. Delícia!
Ingredientes
- 1 pacote de biscoito maisena picado grosseiramente
- 70 g de manteiga sem sal
- 1 lata de leite condensado (light ou normal)
- 100 g de Cappuccino 3 Corações Tradicional (dividido em duas partes iguais)
- 100 g de cacau em pó
- 50 g de açúcar de confeiteiro
Modo de Preparo
Misture o açúcar de confeiteiro com a metade do cappuccino. Salpique em uma forma de vidro para untar. Reserve o que sobrar da mistura.
Em uma panela, coloque a manteiga, o leite condensado, a outra metade do cappuccino e o cacau em pó. Misture bem e ligue o fogo.
Cozinhe em ponto de brigadeiro, quando desprende da panela.
Apague o fogo e acrescente o biscoito picado. Misture bem.
Quando a massa estiver morna, coloque na forma de vidro previamente salpicada com a mistura de cappuccino e açúcar. Com auxílio de uma colher, faça pressão até ficar bem agregado.
Salpique o restante da mistura de açúcar e cappuccino. Cubra com filme plástico e deixe por uma hora descansando. Se já estiver em ponto, corte em quadradinhos ou losangos. Se ainda estiver mole, leve para geladeira por 2 horas.
Muito bom !!!! Que delicia
Obrigado pela visita, Sonia! =]
Deliciaaa
Também achamos. =]
Delícia! Obrigado por compartilhar!
Nós que agradecemos o comentário, Maria! 😉
Adorei abreceita! Farei nesse próximo fim de semana.
Beijos.
Lilian
Depois volte para nos contar como ficou. =)
Quero receber mais
Para receber mais sugestões de receitas, você pode cadastrar seu e-mail aqui na barra lateral na área "Receba nossos posts por e-mail". Ou clicar aqui para conferir todo o nosso acervo: http://www.mexidodeideias.com.br/index.php/cat/re…
Obrigado pela visita! 🙂
Stela, a "palha italiana da Lúcia" ficou melhor ainda com o acréscimo do cappuccino. Sei que a Lúcia ficou radiante ao saber que a receita dela foi publicada no blog. Bjs. "Irmão dela"
Querido Claudio,
Obrigada pelo comentário, mas devo dizer que o cappuccino foi um adendo com glamour a essa deliciosa receita da Lucia.
Beijocas,
Stela Morato