Aprendi essa gostosura com minha tia Mira, meio italiana, meio espanhola, e nunca entendi o nome: palha italiana. Nas minhas lembranças infantis, quando ela mencionou o nome pela primeira vez enquanto servia um café com leite numa xícara de borda finíssima, imaginei que fosse mastigar como um cavalo. Palha? E não é que apareceu esse regalo, escondido no açúcar para deliciar minha tarde?
Pedi que ela me ensinasse. Tia Mira fazia leite condensado em casa, ficando horas no fogão até o leite e o açúcar pegarem o ponto. As bolachas ela retirava de uma lata de biscoitos, com desenhos art nouveau e picava os biscoitos usando um martelo de carne num pano de prato alvíssimo. Foi assim que vi pela primeira vez o preparo.
Outro dia, lembrei-me da receita e procurei em vários livros italianos. Recorri até mesmo ao “Artusi”, minha referência maior da culinária italiana, inutilmente. Achei que poderia até ser uma corruptela do ”Palio de Siena”, uma corrida a cavalos que acontece anualmente desde 1283, na “Piazza Del Campo”, a mais bela da cidade de Siena, na Toscana.
Enfim, não sei de onde veio o nome, mas vale a pena experimentar. Com café ficou delicioso. Se alguém souber da origem do nome, por favor, avise-me.
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário