Aprendi essa gostosura com minha tia Mira, meio italiana, meio espanhola, e nunca entendi o nome: palha italiana. Nas minhas lembranças infantis, quando ela mencionou o nome pela primeira vez enquanto servia um café com leite numa xícara de borda finíssima, imaginei que fosse mastigar como um cavalo. Palha? E não é que apareceu esse regalo, escondido no açúcar para deliciar minha tarde?
Pedi que ela me ensinasse. Tia Mira fazia leite condensado em casa, ficando horas no fogão até o leite e o açúcar pegarem o ponto. As bolachas ela retirava de uma lata de biscoitos, com desenhos art nouveau e picava os biscoitos usando um martelo de carne num pano de prato alvíssimo. Foi assim que vi pela primeira vez o preparo.
Outro dia, lembrei-me da receita e procurei em vários livros italianos. Recorri até mesmo ao “Artusi”, minha referência maior da culinária italiana, inutilmente. Achei que poderia até ser uma corruptela do ”Palio de Siena”, uma corrida a cavalos que acontece anualmente desde 1283, na “Piazza Del Campo”, a mais bela da cidade de Siena, na Toscana.
Enfim, não sei de onde veio o nome, mas vale a pena experimentar. Com café ficou delicioso. Se alguém souber da origem do nome, por favor, avise-me.
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 100gr de biscoito de leite (maisena ou baunilha) passados no processador
- 1 colher (sopa) de Café Solúvel 3 Corações
- 100gr de chocolate meio amargo derretido (ou 3 colheres de sopa de cacau em pó)
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- Açúcar de confeitar para cobrir os biscoitos
Modo de Preparo
Misture o chocolate, o café solúvel e o leite condensado. Coloque a manteiga no fundo de uma panela e acrescente a mistura.
Leve ao fogo brando, mexendo sempre, até que fique com a consistência de um brigadeiro (quando estiver desgrudando do fundo). Retire do fogo e acrescente os biscoitos picados. Mexa bem.
Coloque a massa em uma forma coberta com filme plástico. Leve à geladeira por 2 horas ou até ficar no ponto de corte.
Retire e corte no formato que preferir. Passe no açúcar de confeiteiro e sirva.
nossa amo muito tudo isso!tudo de bom .e bom para levar para escola
tudo de bom!
=D
Olha estou no paraiso!!Não gosto de chocolate,será que sou só eu?.Encontrar muitas coisas de café,estou no paraíso.Obrigada,amei o site e esta receita.
Oi, Celia!
Que ótimo que gostou do Mexido de Ideias!
Aqui, o que não falta é uma bela xícara de café 😉