O leite é um alimento muito presente nos hábitos alimentares do brasileiro. Apesar das discussões sobre os benefícios e malefícios causados pelo consumo dele, não há como negar: A combinação com o café é uma delícia e faz parte do nosso cardápio.
Mas você já parou para pensar como o café pode ser misturado com diferentes tipos de leite? Apesar da versão proveniente da vaca ser a mais famosa por aqui, outras possibilidades existem para a sua xícara.
Segundo Bruna Angelo Barreto, nutricionista-chefe do Hospital Niterói D’Or, as principais diferenças entre os tipos dessa bebida residem nas composições. “Os mamíferos produzem leites diferentes dependendo da espécie. O de uma mulher é ralo e com alto teor de lactose. Já o da vaca tem menos açúcar e muita proteína”, exemplifica.
“Além dos de origem animal, existem também os leites vegetais, que podem ser consumidos normalmente por quem tem restrições ou alergias. É o caso do leite de soja, de quinoa ou de arroz”, comenta a nutricionista.
Segundo ela, é importante a ingestão do cálcio (mineral presente no leite) para prevenir doenças como a osteoporose. Mesmo assim, não podemos exagerar. Afinal, o excesso dessa bebida é um dos fatores do cálculo renal.
É possível fazer cappuccinos, café com leite e qualquer outra receita com todos os tipos da bebida branquinha. Inclusive aqui no blog nós já publicamos uma receita com leite de castanhas e as versões com leite condensado ou leite de Iaque.
Apenas é preciso estar atento à textura e percentual de gordura presentes em cada leite. Assim você escolhe aquele que melhor se adequa à sua dieta e a cada receita. Muitas vezes o resultado pode ser surpreendente!
Por: Carolina Gasparini
Deixe um comentário