“Kefir e halteres” é o eterno grito de guerra nos domingos à noite dos homens russos, da região de Kaliningrado, quando querem combater os excessos de bebida, longas horas sem descanso e o recomeço de uma vida saudável. Segundo os europeus orientais e dos Balcãs, o Kefir (leite fermentado) contém propriedades místicas mais poderosas que a penicilina. Para comparar, podemos fazer uma tradução aproximada para nossa boa e velha coalhada. Pensei nessa receita para aliviar os excessos do Carnaval, pois é reparadora e deliciosa.
A okrochka (ou a sopa de verão) combina com vegetais frescos, carne e ovos e dá numa sopa refrescante e nutritiva. Como eu sempre digo, é uma obra aberta. Pegue o que tiver na geladeira, desde seus legumes preferidos até carnes cozidas. Pode ser feita com peixe previamente cozido em água, sal e endro; camarões; aquele peito de peru remanescente ou só com legumes e ervas de sua preferência. Vale tudo! Mas o pulo do gato é o café. Os russos não pensaram no ingrediente, mas eu, quando bati o olho na receita, já imaginei que ele seria bem-vindo. Na mosca! Ficou interessante. Faça de seu jeito e recomece os dias que restam da semana do Carnaval prontinho para outras batalhas.
Ingredientes
- 1 litro de coalhada
- 1 copo de expresso 3 corações ou café coado
- 1 xícara de creme de leite fresco (opcional)
- 1 xícara de água gelada
- 300 gr de salmão defumado picado a seu gosto
- 1 ou 2 pepinos sem casca e sementes cortados em cubos
- 3 cebolinhas fatiadas finas
- ½ xícara de dill (endro) picado
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 2 ovos cozidos
- 1 colher de mostarda Dijon
- Ervilha verde cozida
- Sal a gosto
Modo de Preparo
Cozinhe os ovos por 17 minutos e depois coloque em água gelada por 7 minutos. Esse processo facilita que as gemas se descolem das claras e também mantem sua coloração amarela. Descasque o ovo e separe as gemas das claras. Corte as claras e reserve.
Coloque as gemas num pilão, misture o açúcar, o sal e a mostarda. Misture bem até formar uma pasta e reserve.
Coloque a coalhada e a água gelada num processador (ou batedeira) e misture por 5 minutos. (Caso queira incorporar o creme de leite nesta receita, este é o momento de misturar e bater mais um pouco. Você também pode bater o creme separadamente e o acrescentar na sopa finalizada).
Acrescente a mistura das gemas e bata mais um pouco.
Depois de bater, coloque a mistura em um recipiente grande e adicione o café e todos os outros ingredientes (inclusive as claras picadas) e deixe descansar na geladeira por pelo menos por 2 horas antes de servir.
Decore com cebolinha e salmão.
Dica:
1 - se não tiver um pilão para preparar as gemas, use a parte de trás de uma colher de sopa.
2 - Bata o creme de leite separado em ponto de creme, caso queira uma receita mais light. Assim, pode-se acrescentar ou não a quantidade adequada para cada comensal.
Estava no google procurando uma receita de aspic de camarão, quando me deparei com esse site e não consigo mais sair dele!
Suas receitas são maravilhosas, sofisticadas e leves !
Quero fazer essa sopa, mas aqui onde moro, salmão custa uma fortuna. Será que ficaria bem com atum?
Obrigada pela partilha
Ótimo que você gostou, nosso empenho é sempre agradar o leitor!
Use qualquer tipo de peixe ou carne que lhe agradar. Se for usar atum enlatado, o light (em água) é mais apropriado, mas quem manda no sabor é você!
Obrigada e volte sempre!