Esta receita é ideal para aproveitar as claras que sobram depois de fazer o quindim e/ou ambrosia (sobremesas que exigem muitas gemas, mas dispensam o resto do ovo). Experimentei com a calda de café e o contraste de sabores ficou no ponto certo!
Muitos doces como este foram inventados nos conventos portugueses a partir do século XV quando o açúcar passou a ser amplamente comercializado. A exigência do jejum de carne entre os religiosos também é responsável por essa diversidade. Tira-se a carne e se estabelece uma verdadeira competição entre os conventos por novas receitas.
“Diz a lenda” que as claras eram utilizadas na confecção das hóstias ou para engomar os hábitos. Explica-se, portanto, a infinidade de receitas com gemas de ovos no larguíssimo espectro da Doçaria Conventual Portuguesa.
Doçaria esta, que quando cai em solo brasileiro, agrega ingredientes locais e cria nossas deliciosas iguarias. Estas receitas são passadas de pais para filhos até os dias atuais. Exemplo disso é esse singelo Pudim de claras, que poeticamente chamei de “Nuvem Expressa”, e que fica irresistível com a calda de café.
O que você está esperando para experimentar também?
Vem aprender a receita perfeita para acompanhar um café da tarde!
Vem aprender a preparar essa deliciosa receita que vai se tornar a favorita de todos…
Essa é a receita que todo mundo precisa experimentar, vem conferir!
Um delicioso Panetone com Café que vai ganhar o coração de todos em casa!
Vem conferir a receita de sorvete que vai ser sucesso ai na sua casa!
Vem aprender a preparar um delicioso Coquetel sem álcool e surpreenda todos com essa delícia!
Deixe seu comentário