Esta receita é ideal para aproveitar as claras que sobram depois de fazer o quindim e/ou ambrosia (sobremesas que exigem muitas gemas, mas dispensam o resto do ovo). Experimentei com a calda de café e o contraste de sabores ficou no ponto certo!
Muitos doces como este foram inventados nos conventos portugueses a partir do século XV quando o açúcar passou a ser amplamente comercializado. A exigência do jejum de carne entre os religiosos também é responsável por essa diversidade. Tira-se a carne e se estabelece uma verdadeira competição entre os conventos por novas receitas.
“Diz a lenda” que as claras eram utilizadas na confecção das hóstias ou para engomar os hábitos. Explica-se, portanto, a infinidade de receitas com gemas de ovos no larguíssimo espectro da Doçaria Conventual Portuguesa.
Doçaria esta, que quando cai em solo brasileiro, agrega ingredientes locais e cria nossas deliciosas iguarias. Estas receitas são passadas de pais para filhos até os dias atuais. Exemplo disso é esse singelo Pudim de claras, que poeticamente chamei de “Nuvem Expressa”, e que fica irresistível com a calda de café.
O que você está esperando para experimentar também?
Vem conferir esse Pavê de Café delicioso que só poderia ter sido feito com Café…
Vem conferir essa delícia de Pudim de Café que todo Brasileiro vai amar!
Vem conferir uma nova forma de fazer aquela Cocada que a criançada ama!
Vem conferir esse Bolo de Caramelo de Café que vai ser sucesso no café da…
Vem conferir a melhor receita de cocada para o seu arraia!
Vem conferir a receita de cupcake que vai ser a estrela do seu arraia!
Deixe seu comentário